Cadeirada ou Caderada: qual a forma correta?

A grafia correta da palavra é cadeirada, com o ditongo na segunda sílaba. Dessa forma, o termo caderada está incorreto e não deve ser utilizado. Neste artigo, vamos fazer uma análise completa da palavra. Confira!

Cadeirada ou Caderada: qual a forma correta?

Cadeirada ou Caderada?

A palavra cadeirada é um substantivo feminino formado por derivação sufixal que nasce da união do termo cadeira com o sufixo -ada. Por essa razão, o ditongo “ei” da palavra primitiva deve ser retomado no vocábulo derivado.

De acordo com o dicionário Aulete, o termo indica um golpe desferido com uma cadeira. Vale destacar que o sufixo latino -ada é muito utilizado para indicar o ato de dar uma pancada ou golpe utilizando um objeto.

ex: facada, paulada, machadada, panelada, etc.

Exemplos com cadeirada

  • Indignidado com as acusações, o canditado perdeu o controle e deu uma cadeirada no oponente.
  • A briga no bar foi marcada por um festival de cadeiradas.
  • A machucado de Jorge foi causado por uma cadeirada acidental de seu colega de sala.

Ditongo crescente

Para finalizar, é válida ressaltar que a segunda sílaba do termo em análise é formada por um ditongo crescente “ei”. Nesse caso, temos o encontro da vogal “e” com a semivogal “i”.

Na língua falada, a semivogal tende a ser pronunciada de forma menos notada ou, até mesmo, a desaparecer na fala. Por essa razão, tem-se a impressão de que a palavra correta é “caderada”, sem o “i”.

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.

Outros artigos relacionados ao tema