A imagem mostra um avião. Em cima, está escrito: caixa-preta ou caixa preta: qual a forma correta?

O que tem dentro de um avião é uma caixa preta ou uma caixa-preta? Neste artigo, vamos tirar essa dúvida e explicar a diferença entre as duas expressões. Vejamos!

Caixa-preta

A expressão caixa-preta, com hífen, indica o sistema de registro de voz e dados dos aviões, que é muito utilizado para desvendar as causas de acidentes aéreos.

Ex: Os bombeiros encontram a caixa-preta da aeronave.

Nesse caso, estamos diante de um substantivo composto formado por justaposição. Isso ocorre quando a união de duas palavras dá origem a um novo vocábulo com significado distinto.

Nessa situação, o hífen é obrigatório, como ocorre em outros termos como: saia-justa, abaixo-assinado, beija-flor, arco-íris, couve-flor, entre outros.

Caixa preta

No caso de caixa preta, sem hífen, temos um encontro entre um substantivo e um adjetivo, que apenas indica a cor da caixa. Temos, então, duas palavras distintas.

Ex: A caixa preta está do lado da caixa amarela.

Qual o plural de caixa-preta?

De acordo com Celso Cunha e Lindley Cintra, quando o substantivo composto é formado pela junção de um substantivo com um adjetivo, os dois termos devem ir para o plural.

Assim, o plural de caixa-preta é caixas-pretas.

Ex: As caixas-pretas dos aviões são componentes fundamentais.

Curiosidade

A caixa-preta das aeronaves na verdade é laranja. A cor é utilizada para facilitar sua localização no caso de desastres aéreos.

O uso do adjetivo preta surgiu do fato de que o funcionamento do sistema de gravação de dados das viagens era obscuro para a tripulação. A cor preta então remetia a essa sensação de desconhecimento, e não à coloração do objeto de fato.

Catacrese

Vale dizer que, nesse exemplo, estamos diante do uso de uma figura de linguagem chamada catacrese. Ela indica uma espécie de metáfora desgastada.

Isso ocorre quando a expressão já é tão comum no nosso dia a dia que perdemos a conexão com a situação que deu origem ao termo (veja mais no vídeo abaixo).