Ciclo de estudos: o que é e como montar?

Existem diferentes formas de organizar a sua rotina quando você precisa estudar. O ciclo de estudos é uma delas! Embora pareça ser a mesma metodologia do cronograma de estudos, ele não é. 

Enquanto o cronograma de estudos propõe um plano a ser seguido diário ou semanalmente, o ciclo de estudos é uma estratégia que alterna o foco das disciplinas em determinados períodos. 

Para você entender mais sobre ele, continue a leitura do artigo e saiba também como montar o seu! 

Menina estudando com vários livros, por meio do ciclo de estudos.

O que é ciclo de estudos?

O ciclo de estudos é um método que consiste na organização das disciplinas previstas em uma prova, considerando a quantidade de horas semanais disponíveis para o estudo. Em outras palavras, trata-se da distribuição de matérias conforme o tempo que você dispõe para estudá-las.

De modo geral, o tempo específico para cada disciplina deve considerar determinados fatores. A relevância na avaliação ou em provas passadas e a sua compreensão sobre o conteúdo são alguns deles. 

Vale dizer que não é interessante ultrapassar o limite de 2h30 para cada uma. Isso porque o encaixe deve intercalar as disciplinas teóricas e práticas, mantendo o nível de atenção do cérebro. 

Quais são as vantagens do ciclo de estudos?

A principal vantagem do ciclo de estudos diz respeito à flexibilidade, uma vez que ele pode ser planejado conforme a sua rotina. Contudo, podemos destacar mais benefícios, como:

  • estudo de diferentes disciplinas no mesmo dia;
  • aumento da retenção de informações;
  • possibilidade de continuar sempre de onde parou;
  • estudo das matérias que gosta ou não gosta com a mesma intensidade;
  • facilidade em lidar com imprevistos, adaptando o horário de estudo quando necessário. 

Como montar o ciclo de estudos?

Agora que você já sabe o que é e quais as vantagens do ciclo de estudos, é o momento de aprender como montar o seu. Para isso, acompanhe o passo a passo abaixo!

1. Determine o tempo disponível para o estudo

O primeiro passo para montar o seu ciclo de estudos é determinar o tempo disponível para ele. É importante lembrar que você deve considerar as suas horas de trabalho, compromissos pessoais e outros afazeres diários. 

A dica é colocar toda a sua rotina no papel e analisar quantas horas sobram para estudar. Vale dizer que não é necessário que os dias tenham valores iguais. Assim, suponhamos que você tenha 2 horas de estudo de segunda a quarta, e 3 horas de quinta e sexta. Logo, você possui um ciclo de 12 horas disponíveis na semana. 

2. Escolha as disciplinas mais importantes

Embora todas as disciplinas tenham o seu grau de importância, você precisa ter em mente quais são mais relevantes na prova. Além disso, é fundamental considerar o seu grau de conhecimento em cada uma delas. 

Isso porque para uma matéria mais difícil, o ideal é reservar um tempo maior. Inclusive, você pode classificar as disciplinas como prioridade, alta, média e baixa.

3. Distribua o tempo para cada disciplina 

Após a classificação, você deve distribuir as horas totais do seu ciclo entre as matérias. Por exemplo, se você tem 12 horas semanais disponíveis para o estudo e 6 disciplinas, o ideal seriam 2 horas para cada. No entanto, conforme a prioridade, é possível dedicar 3 horas a uma disciplina e apenas 1 hora para outra. 

4. Organize os estudos em blocos

A organização dos estudos em blocos facilita a sua rotina. Assim, se você tem 3 horas de estudo por dia, pode organizar o estudo das disciplinas em 30 minutos cada. Lembre-se, também, de definir os intervalos entre os blocos para descansar e evitar a sobrecarga no cérebro.

5. Teste o ciclo de estudos

Com o ciclo de estudos criado é a hora de testá-lo, afinal, teoria e prática são coisas diferentes. Ao longo da semana você conseguirá avaliar se o planejamento em questão está dando certo para você. 

6. Faça adaptações no seu ciclo de estudos

Embora não exista um ciclo de estudos perfeito, ele pode chegar o mais próximo possível da sua realidade, por isso revise o planejamento regularmente. Inclusive, se você perceber que já domina determinada matéria, pode alterar o tempo dedicado a ela. Assim como é possível aumentar a carga horária da matéria de maior dificuldade. 


Ao seguir esses passos você consegue montar um ciclo de estudos eficiente, maximizando o seu tempo de preparação para a prova. Vale dizer que qualquer método exige comprometimento e foco. Por isso, encontre o melhor para você e não desista! 

Outros artigos relacionados ao tema