Na literatura, muitos poemas contam com um recurso estilístico e fonético denominado rima. A rima é a igualdade ou semelhança de sons vocais ou consonantais no fim ou no meio das palavras e ocorre a partir da sua última vogal tônica.

Apesar de não ser um elemento obrigatório nos versos, a rima é muito utilizada pelos poetas por ser um recurso sonoro agradável aos ouvidos. Mas para que esse objetivo seja atingido, os grandes poetas, normalmente, seguem algumas estratégias de aplicação.

Dessa forma, de acordo com a posição, a sonoridade e ao valor da rima, ela terá um tipo de classificação. Confira todas a seguir.

Neste artigo, vamos falar sobre:

  1. Classificação da rima quanto à posição no verso
  2. Classificação da rima quanto à posição na estrofe
  3. Classificação da rima quanto à fonética
  4. Classificação da rima quanto ao acento tônico
  5. Classificação da rima quanto ao valor
  6. Resumo de todas as classificações

1) Classificação da rima quanto à posição no verso

De acordo com a posição da rima no verso, ela pode ser:

  1. final: quando a última palavra de um verso rima com a última palavra de um verso posterior.
  2. interna: quando a última palavra de um verso rima com uma palavra no interior do verso seguinte. 

Em Aventura Meridiana, de António Feliciano de Castilho, podemos observar a presença desses dois tipos de rima:

“Era na estiva quadra! Intenso meio-dia 

Pedia um respirar

No meio do meu peito 

Me deito a descansar

Janela entreaberta, esquiva ao sol fogoso

Repouso ali mantém

Luz como a de espessura 

Escura ao quarto vem”.

Em cada uma das estrofes acima, as rimas se posicionam assim:

– o final do 1º verso rima com a 2ª sílaba do 2° verso (dia-pedia / fogoso-repouso). Ou seja, a rima é interna.

– o final do 2° verso rima com o final do 4° verso (respirar-descansar / mantém-vem). Ou seja, a rima é final;

– o final do 3° verso rima com a 2ª sílaba do 4° verso (peito-deito / espessura-escura). Nessa caso, a rima também é interna.

2) Classificação da rima quanto à posição na estrofe

A rima pode ser disposta na estrofe de variadas maneiras. Conforme sua colocação, é denominada:

  1. emparelhada: rima de dois versos seguidos. Esquema AABB etc.

Numa vida anterior, fui um xeque macilento

E pobre… Eu galopava, o albornoz solto ao vento,

Na soalheira candente; e, herói de vida obscura,

Possuía tudo: o espaço, um cavalo, e a bravura

(Olavo Bilac)

  1. alternada: quando, num grupo de quatro versos, verso ímpar rima com verso ímpar e verso par rima com verso par. Esquema ABAB etc.

Somos dois. Cada qual mais triste e mais calado

Anda lá fora o luar garoando no jardim… 

Tenho pena da sombra imóvel a meu lado

possuída da expressão de um silêncio sem fim.

E recordo, em voz alta, o meu tempo passado

e a sombra chega mais para perto de mim

(Olegário Mariano)

  1. interpolada: quando, num grupo de quatro versos, o 1° verso rima com o 4°, e o 2° rima com o 3°. Esquema ABBA.

Saudade! Olhar de minha mãe rezando 

E o pranto lento deslizando em fio

Saudade! Amor da minha terra… O rio 

Cantigas de águas claras soluçando.

(Da Costa e Silva)

  1. encadeada: quando o 1° verso rima com o 3°; o 2° rima com o 4° e o 6°; o 5° rima com o 7° e o 9° e assim por diante. Esquema ABABCBCDC etc.

Sei de uma criatura antiga e formidável,

Que a si mesma devora os membros e as entranhas 

Com a sofreguidão da fome insaciável.

Habita juntamente os vales e as montanhas 

E no mar, que se rasga, à maneira de abismo,

Espreguiça-se toda em convulsões estranhas.

Traz impresso na fronte o obscuro despotismo.

Cada olhar que despede, acerbo e mavioso,

Parece uma expansão de amor e de egoísmo.

(Machado de Assis)

  1. iterada: a rima se repete no mesmo verso.

Donzela bela, que me inspira à lira

um canto santo de fremente amor,

ao bardo o cardo da tremenda senda

estanca, arranca-lhe a terrível dor!

(Castro Alves)

  1. misturada: rima disposta livremente, sem critério fixo.

É meia-noite… e rugindo

Passa triste a ventania,

Como um verbo da desgraça,

Como um grito de agonia.

E eu digo ao vento que passa

Por meus cabelos fugaz:

“Vento frio do deserto,

Onde ela está? Longe ou perto?

Mas, como um hálito incerto,

Responde-me o eco ao longe. “Oh! Minh’amante, onde estás?…

(Castro Alves)

3) Classificação da rima quanto à fonética

Foneticamente, a rima pode ser: 

  1. perfeita ou consoante: apresenta fonemas iguais, a partir da última vogal tônica. 

Céu puro que o sol trouxe

Claro de norte a sul,

O teu olhar é doce,

Negro assim, qual se fosse

Inteiramente azul.

(Alphonsus de Guimaraens)

Como a rima é uma identidade de sons, não de letras, em alguns casos de rima perfeita teremos letras diferentes com sons iguais. É o que ocorre em trouxe, doce e fosse.

2. imperfeita: apresenta fonema semelhante, mas não idêntico. Se divide em toante (assonante) e aliterante.

a) toante ou assonante: apresenta repetição da vogal tônica.

Molha em teu pranto de aurora as minhas mãos pálidas, 

Molha-as. Assim eu as quero levar à boca, 

em espírito de humildade, como um cálice 

de penitência em que a minha alma se faz boa…

(Manuel Bandeira)

b) aliterante ou aliterada: apresenta repetição de sons consonantais. Sua utilização, normalmente, parte do desejo de imitar algum som.

No exemplo abaixo, a repetição do fonema /v/ nos remete ao som do violão.

Vozes veladas, veludosas vozes, 

Volúpias dos violões, vozes veladas, 

Vagam nos velhos vórtices velozes 

Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas

(João Cruz e Sousa)

4) Classificação da rima quanto ao acento tônico

Considerando a posição do acento tônico das palavras que a forma, a rima denomina-se: 

  1. aguda ou masculina: ocorre entre palavras oxítonas.

Vinhos dum vinhedo, frutos dum pomar,

Que no céu os anjos regam com luar

(Guerra Junqueiro)

  1. grave ou feminina: ocorre entre palavras paroxítonas.

Calçou as sandálias, tocou-se de flores,

Vestiu-se de Nossa Senhora das Dores.

(António Nobre)

  1. esdrúxula: ocorre entre palavras proparoxítonas.

No ar lento fumam gomas aromáticas

Brilham as navetas, brilham as dalmáticas.

(Eugénio de Castro)

5) Classificação das rimas quanto ao valor

Segundo o seu valor, a rima é classificada em: 

  1. pobre: é a rima vulgar, feita com terminações muito correntes no idioma, e também a formada com palavras da mesma classe gramatical. 

– advérbios em –mente: tristemente e pobremente

– terminação –ão: coração e irmão

– terminação –eza: natureza e beleza

– terminação –or: dor e amor

– gerúndo terminado em –ando: dilatando e devastando

– particípio terminado em –ado: criado e celebrado

  1. rica: é formada com palavras de classe gramatical diferente e de finais pouco frequentes.

O teu olhar, Senhora, é a estrela da alva 

Que entre alfombras de nuvens irradia: 

Salmo de amor, canto de alívio, e salva 

De palmas a saudar a luz do dia…

(Alphonsus de Gumaraens)

  1. rara: é obtida entre palavras de muito poucas rimas possíveis, sendo difícil de encontrar, como tisne e cisne.

Um dia, um cisne morrerá, por certo: 

quando chegar esse momento incerto, 

no lago, onde talvez a água se tisne

que o cisne vivo, cheio de saudade, 

nunca mais cante, nem sozinho nade, 

nem nade nunca ao lado de outro cisne!

(Julio Salusse)

  1. preciosa: é artificial, formada com palavras combinadas, como espasmos e dás-mos.

“Cultuo a Dor… a Dor, cujo reverso é o gozo, 

é o prazer, é a volúpia, é o mundo dos espasmos… 

O heroísmo, a glória e o que há de mais maravilhoso, 

— Ó Dor dos imortais, Dor que me orgulhas, — dás-mos.” 

(Hermes Fontes)

Há ainda o caso dos versos que não rimam com nenhum outro verso. Esses são chamados de versos brancos ou soltos.

Resumo da classificação das rimas

Para finalizar, vamos conferir um resumo sobre a classificação das rimas:

  1. Classificação quanto à posição no verso:
    • Final
    • Interna
  2. Classificação quanto à posição na estrofe:
    • Emparelhada
    • Alternada
    • Interpolada
    • Encadeada
    • Iterada
    • Misturada
  3. Classificação quanto à fonética:
    • Perfeita ou consoante
    • Imperfeita:
      • Toante ou assonante
      • Aliterante ou aliterada
  4. Classificação quanto ao acento tônico:
    • Aguda ou masculina
    • Grave ou feminina
    • Esdrúxula
  5. Classificação quanto ao valor:
    • Pobre
    • Rica
    • Rara
    • Preciosa

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