Acessibilidade

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população brasileira possui alguma deficiência. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) considerou quatro tipos de deficiências: auditiva, visual, física e intelectual. Ou seja, estamos falando de mais de 12 milhões de pessoas.

O que é acessibilidade?

Essa parcela da população, em muitos casos, demandam alguns cuidados simples para terem acesso aos conteúdos disponíveis na internet.  Segundo os pesquisadores Alberto Oliveira e Marcelo Eler, acessibilidade representa para o usuário web não só o direito de eliminação de barreiras arquitetônicas, mas também a disponibilidade de comunicação, inclusive em formas alternativas.

Algumas ações bem simples, como audiodescrição das imagens, legenda nos vídeos, divisão do texto em links que permitam a navegação pelas informações do post, entre outras, podem garantir que seu conteúdo sejam acessível a todos, independente de sua condição.

Diretrizes

A W3C, órgão responsável por definir e acompanhar os padrões de crescimento ordenado da web, estabeleceu diretrizes de acessibilidade. No Brasil, essas regras serviram de base para o e-MAG – Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico.

Avalie seu site

Nesse sentido, existem alguns sites na web que permitem verificar quais ajustes são necessários para garantir que nosso conteúdo é acessível. Aqui listo dois:

  1. Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios – site do governo federal;
  2.  Da Silva – avaliador de acessibilidade.

Veja mais:

Debate sobre acessibilidade na web realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) – VÍDEO:

Entrevista com o pessoal do canal É Libras, falando sobre o ensino de português para surdos – VÍDEO: