Por Escrever Certo

O certo é companhia ou compania? Neste artigo, vamos te mostrar a maneira correta de grafar a palavra. Vamos lá!

Com NH ou sem NH?

Embora na pronúncia corrente da língua portuguesa os falantes tendam a dizer compania, a forma correta é companhia, com o NH.

A palavra compania, escrita sem a letra h, não existe no vocabulário da língua portuguesa e, portanto, não deve ser utilizada.

Significado

O vocábulo companhia é de origem latina e refere-se ao ato de acompanhar ou ser acompanhante de alguém, bem como à convivência entre pessoas.

O termo pode significar também uma associação, uma comitiva ou uma firma com vários sócios.

Exemplos

• A sua companhia é muito agradável e sempre me deixa contente.
  • Hoje gostaria de uma boa companhia para ir ao teatro comigo.
  • Os voos da companhia aérea estão todos atrasados.
  • A companhia telefônica cortou o serviço de internet.

Palatização

A grafia errada ocorre em função da pronúncia errônea da palavra. A troca da sílaba -nhia por -nia é muito comum e completamente explicável sob o ponto de vista linguístico.

É aceitável que tal troca ocorra na fala, mas jamais na escrita. O que ocorre é a anulação da palatalização da sílaba -nhia que se transforma em -nia.

Isso acontece em função da simplificação do movimento interior na língua, uma vez que a palatalização é o efeito de tocar a língua no palato (céu da boca).

É mais fácil pronunciar a palavra sem a palatalização. Por isso, inconscientemente, realizamos esse processo na fala.

Esse tipo de fenômeno é muito frequente na pronúncia e pode ser verificado também em outras palavras com nh e com nasalizações sucessivas.

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre a diferença entre TAPAR e TAMPAR:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo” (link para um nova página do site) .