Concepções de Linguagem: Sistema em Potencial e Atuação Social

Se você está estudando para concursos públicos, já deve ter percebido que a língua portuguesa não é apenas sobre decorar regras gramaticais. As questões vão além e, muitas vezes, cobram a compreensão de diferentes concepções de linguagem que fundamentam o ensino e o uso da língua. Dois conceitos importantes que aparecem em provas são o sistema em potencial e a atuação social.

Neste artigo, vamos entender o que são esses tópicos e como eles podem ser cobrados em provas. Confira!

Concepções de linguagem: como o tema é cobrado em concursos?

Concepções de linguagem

O sistema em potencial e a atuação social são duas principais tendências dentro do campo das concepções de linguagem, que são as diferentes formas de entender o processo de ensino e aprendizagem de uma língua.

Em seu livro “Aula de Português” (2003), a professora Irandé Antunes explica que:

  • Toda atividade pedagógica de ensino do português tem subjacente, de forma explícita ou apenas intuitiva, uma determinada concepção de língua.
  • Nada do que se realiza na sala de aula deixa de estar dependente de um conjunto de princípios teóricos, a partir dos quais os fenômenos linguísticos são percebidos e tudo, consequentemente, se decide.
  • Desde a definição dos objetivos, passando pela seleção dos objetos de estudo, até a escolha dos procedimentos mais corriqueiros e específicos, em tudo está presente uma determinada concepção de língua, de suas funções, de seus processos de aquisição, de uso e de aprendizagem.
Duas principais concepções de linguagem: sistema em potencial e atuação social.

O que é o Sistema em Potencial?

O sistema em potencial refere-se à língua enquanto um sistema abstrato e organizado, que oferece aos falantes um conjunto de possibilidades estruturadas. Essa abordagem está relacionada a uma visão mais formalista e estruturalista da linguagem, que enxerga que a língua é:

  • Regida por regras e normas: é entendida como um conjunto de elementos e regras que formam um sistema estável.
  • Estruturada e previsível: foca nas relações internas entre palavras, frases e sentenças.
  • Potencial comunicativo: a língua, como sistema, oferece um repertório de possibilidades que os falantes podem usar em diferentes contextos.

Exemplo

Ao ensinar as regras de concordância verbal, o professor está trabalhando com o sistema em potencial. Nesse sentido, ele explora as regras gerais que estruturam a língua, como “o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa”.

O que é a Atuação Social?

Por outro lado, a atuação social coloca a língua no centro das interações humanas. Nessa perspectiva, a ênfase não está no sistema abstrato, mas no uso efetivo da língua em situações reais de comunicação. Alguns aspectos centrais dessa abordagem incluem:

Exemplo

Ao discutir como diferentes grupos usam gírias ou variações regionais, o professor está explorando a atuação social da língua, mostrando como ela se adapta aos contextos comunicativos.

Concepções de linguagem: conexão entre Sistema e Atuação

Embora sejam abordagens diferentes, o sistema em potencial e a atuação social não se excluem. Pelo contrário, elas se complementam, oferecendo uma visão mais ampla da língua. No ensino, é importante equilibrar as duas perspectivas:

  • Ensinar as estruturas e regras para que o aluno compreenda o funcionamento da língua (sistema em potencial).
  • Demonstrar como a língua é usada na prática, refletindo aspectos culturais e sociais (atuação social).

Como aplicar esses conceitos no ensino de Português?

Aqui estão algumas dicas para professores que desejam integrar essas concepções em suas aulas:

  1. Explique as regras gramaticais (sistema em potencial): trabalhe com exemplos claros de concordância, regência, entre outros aspectos estruturais.
  2. Promova debates e produções textuais (atuação social): incentive os alunos a aplicarem a língua em situações reais, como redações e simulações de interação.
  3. Explore a variabilidade linguística: mostre como a língua se adapta ao contexto, com exemplos de variações regionais e sociais.
  4. Trabalhe com gêneros textuais: combine o aprendizado estrutural com o uso prático, analisando diferentes tipos de textos e seus objetivos comunicativos.

Por que esses conceitos são relevantes?

Entender o sistema em potencial e a atuação social ajuda professores a adotarem uma abordagem mais completa e eficaz no ensino do português. Nesse contexto, essa visão integrada permite que os alunos não apenas dominem as regras da língua, mas também desenvolvam competências para usá-la de forma crítica e criativa em diferentes contextos.

Como esse tema é cobrado em concursos?

Para finalizar este artigo, vamos conferir duas questões de prova que abordaa esses dois conceitos:

Questão 1: VUNESP – 2019 – Prefeitura de Cerquilho – SP – Professor de Educação Básica – Língua Portuguesa

De acordo com Irandé Antunes (2003), “toda atividade pedagógica de ensino do português tem subjacente, de forma explícita ou apenas intuitiva, uma determinada concepção de língua. Nada do que se realiza em sala de aula deixa de estar dependente de um conjunto de princípios teóricos, a partir dos quais os fenômenos linguísticos são percebidos e tudo, consequentemente, se decide”. Para a autora, a percepção dos fatos de linguagem a ser adotada na escola deve seguir uma tendência centrada na língua como:

a) atuação social, enquanto atividade e interação verbal entre dois ou mais sujeitos.
b) sistema em potencial, enquanto conjunto virtual e abstrato de signos e regras.
c) comunicação, enquanto atividade de interação verbal mediado pela norma-padrão.
d) oralidade, enquanto atividade verbal espontânea e não sujeita a regras linguísticas.
e) discurso, enquanto conjunto de enunciados desvinculado das condições de produção.

Resposta: Letra A.

Comentário: A professora Irandé Antunes, como vimos neste artigo, defende que todo processo pedagógico é marcado pelas concepções de linguagem. Nesse sentido, ela defende o conceito de atuação social, que privilegia o aspecto interacional da linguagem, em detrimento do simples ensino das regras gramaticais.

Questão 2: AVANÇASP – 2024 – Professor (Pref Lorena)/Português

“Toda atividade pedagógica de ensino do português tem subjacente, de forma explícita ou apenas intuitiva, uma determinada concepção de língua. Nada do que se realiza na sala de aula deixa de estar dependente de um conjunto de princípios teóricos, a partir dos quais os fenômenos linguísticos são percebidos e tudo, consequentemente, se decide” (Antunes, 2003).

Em relação à percepção dos fatos da linguagem, observa-se duas tendências principais centradas na língua, descritas em qual alternativa?

a) Sistema em potencial e atuação social.
b) Sistema linguístico e atuação psicossocial.
c) Sistema gramatical e atuação psicológica.
d) Sistema lexical e atuação política.
e) Sistema fonético e atuação social.

Resposta: Letra A.

Comentário: Como explicamos lá no início do artigo, o sistema em potencial e a atuação social são duas principais tendências dentro do campo das concepções de linguagem.

Outros artigos relacionados ao tema