literal x figurado

Qual a diferença entre conotação e denotação?

Na língua portuguesa, as palavras podem ter  sentido literal ou sentido figurado. Isso acontece, porque os vocábulos não possuem significados estanques e estáticos. Como já explicamos aqui, elas podem sofrer alterações semânticas. É aí que entra a diferença entre conotação e denotação. Vejamos!

Denotação

O sentido denotativo é também conhecido como literal ou próprio. Em outras palavras, ele representa o significado puro e bruto da palavra. ex: Usei o lápis para rabiscar o papel. Perceba que o verbo rabiscar não apresenta alteração semântica, ou seja, ele diz exatamente o que quer dizer, não acrescentando sentidos metafóricos.

Conotação

O sentido conotativo é também chamado de figurado. Nesse caso, a palavra apresenta um significado mais contextual e interpretativo. Trata-se de uma ferramenta estilística. ex: O atacante rabiscou toda a defesa antes de fazer o gol. Note que o verbo rabiscar não é utilizado no sentido literal ou denotativo. Na frase, usa-se a palavra como referência ao movimento que se faz ao rabiscar, criando uma comparação com a ação que o atacante executou. Ou seja, trata-se de uma linguagem figurada e metafórica.

• Denotação = sentido literal.
  • Conotação = sentido figurado.
Assista também: * Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português. * Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua.