Conselho ou concelho: qual a forma correta? As duas palavras existem na língua portuguesa. Neste artigo, vamos explicar o significado de cada uma. Vejamos!

Conselho

Conselho, escrito com “s”, é um substantivo masculino abstrato que significa opinião ou aviso. A palavra vem do latim consilium. Vejamos alguns exemplos de uso desse termo:

  • Os filhos devem ouvir os conselhos do pais.
  • O mestre deu vários conselhos para o aprendiz.

Conselho também pode designar um corpo de pessoas. Por exemplo, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Justiça, conselho de lordes, conselho de classe, etc.

Concelho

concelho, com “c”, é um substantivo masculino que indica, na divisão política de Portugal, uma municipalidade, um distrito ou uma câmara. A palavra vem do latim concilium. Vejamos alguns exemplos da utilização desse vocábulo:

  • Já saiu o resultado da eleição daqueles concelhos.
  • Isso já foi resolvido pelo administrador do concelho.

Homônimos

Os termos conselho e concelho são homônimos homófonos. Isso significa que, apesar de terem grafias distintas, elas são pronunciadas exatamente da mesma maneira.

Confira outros exemplos de palavras homônimas homófonas: tachar/taxar, cela/sela, espectador/expectador, censo/senso.

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao nosso vídeo sobre a diferença entre vultoso e vultuoso:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .