Se você vai prestar uma prova da Fundação Getúlio Vargas (FGV), existe um tipo de questão muito peculiar dessa banca que trata de um conceito chamado continuidade narrativa. Neste artigo, vamos analisar uma questão desse tipo para você dominar a estratégia de resolução. Vamos lá!
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ToggleO que a FGV considera continuidade narrativa?
Em um questão sobre continuidade narrativa, a FGV espera que o candidato seja capaz de identificar o texto em que a narrativa principal transcorra sem interrupções. Em outras palavras, o exmeplo em que não haja mudanças de tempo, de foco ou inserção de lembranças que desviem o desenvolvimento direto da ação.
Assim, você deve procurar a alternativa em que não haja uso de descrição, dissertação, discurso indireto livre, etc.
Dito isso, vamos agora analisar uma questão da banca sobre este tópico!
Questão sobre continuidade narrativa
FGV – 2024 – CVM – Inspetor CVM – Todos os textos abaixo são exemplos de textos narrativos. Entre eles, aquele que mostra uma continuidade da narrativa principal, sem qualquer interrupção, é:
a) A menina preparou-se para a primeira saída com o recente namorado. Procurou caprichar no visual e teve muito cuidado com a maquiagem. Olhou-se no espelho. Não era linda nem feia. Era professora de curso primário e torcia para que seu namorado a considerasse interessante;
b) No dia seguinte, levantou-se bem cedo para observar as três árvores frutíferas que havia plantado há uma semana. Viu que as folhas da tangerineira tinham crescido mais rapidamente que as folhas do pessegueiro e da ameixeira. Decidiu chamar um engenheiro agrônomo para ajudá-lo;
c) A encomenda chegou na parte da tarde, quando todo mundo já havia saído para a excursão. Os entregadores descarregaram a máquina na porta da casa e ele dirigiu-se para lá a fim de pedir ajuda para o transporte para o interior da casa. Como sempre acontece nessas ocasiões, os homens do carreto estavam apressados e não o auxiliaram. Decidiu então cobrir a máquina com uma manta até o dia seguinte, quando pediria ajuda;
d) Sentiu sua roupa colada ao seu corpo, destacando seu físico forte. Limpou as mãos no lenço e preparou-se para receber os convidados. Esse menino é tão exibido, meu Deus! Lembrou-se da frase da mãe, mas sempre achou que ela era exagerada no diagnóstico;
e) Entrou pela porta da frente e deparou-se logo com uma pequena sala onde deixou sua mala. O cenário era o mesmo de quarenta anos atrás, com os mesmos objetos antigos sobre a mesa de centro. Entrou pelo corredor e uma imensa saudade ocupou o seu coração.
Análise da questão
A alternativa correta é a letra B, porque nela há uma narrativa linear, sem nenhum tipo de quebra ou interferência. Porém, para entender melhor, vale analisar cada uma das alternativas. Vejamos!
Na letra A, a continuidade é quebrada quando o narrador faz uma reflexão sobre sua aparência (“Não era linda nem feia.”). Em seguida, na letra C, a narrativa é interrompida por um comentário do autor (“Como sempre acontece nessas ocasiões”) que interfere na conexão das etapas do texto.
Já na letra D, há um trecho de discurso indireto livre que se interpõe entre as partes da narrativa (“Esse menino é tão exibido, meu Deus!”). Por fim, na letra E, o segundo período do texto traz uma lembrança do passado, inserindo uma quebra temporal na narrativa.
Esse tipo de recurso configura uma figura de linguagem chamada analepse, que é uma interrupção cronológica na narrativa pela interpolação de eventos ocorridos anteriormente.
Resumo
Para encerrar este artigo, vale reforçar que, a melhor estratégia para resolver questões que tratam de continuidade narrativa é separar os períodos e as orações do texto. Nesse processo, você deve buscar elementos que quebrem a sequência natural dos fatos. Dentre eles, preste atenção especial em:
- Reflexões pessoais;
- Inserção de memórias;
- Mudanças de foco do narrador;
- Comentários externos ou generalizações.
Esses são os principais artifícios que um autor pode utilizar para aleterar a progressão dos acontecimentos da história.