Definição de palavra em linguística

Continua depois do anúncio

Embora a existência de palavras seja algo tangível na vida de todas as pessoas, nem sempre o seu significado é claro. Isso porque a definição de “palavra” em Linguística precisa de critérios.

Em outras palavras, como ciência, a Linguística usa parâmetros para a definição exata das unidades de seu campo de estudo. Ou seja, não se trata de um conceito fácil de ser estabelecido, nem pelos falantes, nem pelos estudantes da área.

A seguir, saiba os detalhes desse tipo de definição!

O que é palavra?

De modo geral, entende-se por “palavra” o item lexical contido em dicionários, ao qual é atribuído um significado conforme as normas ortográficas vigentes. Melhor dizendo, uma determinada unidade forma uma palavra, e essa palavra expressa um sentido numa frase ou texto.

No entanto, quando pensamos na definição de “palavra”, podemos destacar também as seguintes características:

• um conjunto de letras;
  • uma representação gráfica da fala;
  • uma forma de comunicação;
  • um código;
  • uma unidade sintática.

Contudo, todas as definições acima são construções que elaboramos durante a vida. Os linguistas, por sua vez, estudam diferentes dimensões da língua. Na dimensão escrita, por exemplo, a definição de palavra é delimitada pelos espaços em branco ou sinais de pontuação.

Já no campo de fala, até mesmo as pausas podem demarcar uma unidade composta por uma ou mais palavras. Melhor dizendo, os artigos, os pronomes átonos e as preposições, por exemplo, também são pronunciadas junto às palavras.

Em razão disso, o ideal é utilizar os critérios semântico, fonológico e sintático para esse tipo de definição. Vamos, portanto, conhecer cada um deles em detalhes!

Definição de palavra conforme o critério semântico

A semântica é a área da Linguística que tem a função de descrever o significado das palavras e das sentenças. Dito de outra forma, ela estuda o significado e a sua relação com o significante.

Assim, o significado tem relação com o sentido, o conteúdo e o contexto, já o significante está associado às palavras, sinais, grafias e sons.

No entanto, o critério semântico nem sempre é suficiente para a definição de “palavra”. Isso porque, nas línguas isolantes, as palavras possuem apenas um significado. Já nas línguas polissintéticas, uma mesma palavra pode significar frases inteiras.

Desse modo, o critério semântico não é apto para auxiliar na definição de “palavra”.

Definição de palavra conforme o critério fonológico

A fonologia é um ramo da linguística que estuda os sons da língua, isto é, os fonemas de uma língua.

Contudo, esse critério também não é suficiente para a definição de “palavra”, isso porque a quantidade de sons que podem ser emitidos por diferentes pronúncias de uma mesma palavra são imensos.

Melhor dizendo, a infinidade de significados que uma palavra pode ter mediante ao seu som é muito grande. Assim, o critério fonológico também não pode contribuir muito para a definição de “palavra”.

Definição de palavra conforme o critério sintático

A sintaxe é um campo linguístico que estuda o modo como as palavras são combinadas para a formação de frases. Esse critério pode ajudar na definição de “palavra”.

Entretanto, é necessário analisar uma sequência de sons para saber se ele é ou não uma palavra.

Assim, é preciso saber se o som pode ser usado como resposta mínima de uma pergunta e se pode ser utilizado em diversas posições sintáticas. Observe o exemplo:

1. – O que Tadeu comprou no shopping?
    –Livros!

2. Tadeu comprou livros no shopping.
  1. Livros foram comprados por Tadeu no shopping.

Nesse contexto, mesmo quando sons como pronomes, conjunções e preposições, por exemplo, são definidos como palavras, eles não devem receber essa classificação linguística. Isso porque não podem ser isolados em uma frase ou ocupar diferentes funções sintáticas.

Melhor dizendo, para ser definido como palavra, o som deve cumprir esses dois requisitos. Inclusive, em línguas polissintéticas pode haver uma palavra, desde que ela atenda a esses dois critérios sintéticos.

Diante do exposto, fica claro que a definição de “palavra” em linguística é uma unidade que pode ser usada como resposta mínima e ainda ocupar diversas posições sintáticas em uma frase.

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.

Continua depois do anúncio

Outros artigos relacionados ao tema