A forma correta é “depilação a laser“, sem crase. Neste artigo, vamos explicar por que não devemos utilizar o acento grave com essa expressão. Vejamos!

Crase

Primeiramente, vamos relembrar o que é a crase. Ela consiste na contração de duas vogais iguais e é representada pelo acento grave.

A contratação mais comum é a da preposição “a” com o artigo definido feminino “a”.

  • a + a = à.

Para que a crase ocorra, é preciso que a preposição “a” e o artigo definido feminino “a”, indicativo de uma palavra feminina, apareçam ao mesmo tempo.

Exemplos

  • Fomos à escola.
  • Vou à praça.
  • Iremos à agência bancária.

Depilação a laser

Na expressão “depilação a laser”, como “laser” é um substantivo masculino, não temos a presença do artigo definido feminino. Há somente a preposição “a”. Dessa forma, não se configura um caso de crase. Vejamos alguns exemplos de uso desse termo:

  • Minha mãe fez depilação a laser.
  • Muitas empresas de estética trabalham com depilação a laser.
  • A depilação a laser é mais procurada por mulheres do que por homens.

Vale destacar que, em regra, a crase não deve ser usada antes de palavras masculinas, pois nesses casos não há a contração entre “a” preposição e “a” artigo.

Laser x Lazer

Para finalizar, é importante destacar a diferença entre as palavras laser e lazer. Segundo o dicionário Aulete, o substantivo masculino laser, com “s”, se refere a um dispositivo que emite radiação monocromática intensa, concentrada e altamente controlável, com inúmeras aplicações na indústria, na engenharia e na medicina.

ex: Hoje em dia o laser é usado em muito procedimentos médicos.

Já a palavra lazer, com “z”, é um substantivo masculino que indica Tempo de folga, de descanso ou entretenimento.

ex: Para ter uma vida saudável, é fundamental reservar um tempo para o lazer.

*

Gostou deste post? Aprofunde ainda mais seus conhecimentos com nosso Guia Completo da Crase.