Não existem atalhos para a aprendizagem da língua portuguesa. Essa frase é da professora Céu Marques. Com mais de duas décadas de experiência no ensino da Língua Portuguesa e milhões de seguidores nas redes sociais, ela tem autoridade para indicar a principais diculdades em português e também os principais mitos que rondam essa matéria.
Nesta entrevista, a professora mostra a importância de dominar os conhecimentos de base antes de avançar nos estudos. Por exemplo, ela ressalta a importância de aprender análise sintática para poder utilizar bem os sinais de pontuação. Além disso, Céu fala também sobre o papel do estudo ativo na absorção do conhecimento, sobre como usar a internet de maneira estratégica e ainda sobre os problemas do ensino de português no Brasil. Confira!

Tópicos deste artigo
ToggleAnálise sintática e pontuação
Clube do Português: Na sua experiência, em que temas os estudantes mais têm dificuldades em português e como podem superar isso?
Céu Marques: A dificuldade número um é a pontuação, mais especificamente o uso da vírgula. Esse assunto está diretamente ligado ao conhecimento de análise sintática. Como muitos estudantes não o têm, acabam não sabendo pontuar bem um texto. É imprescindível, por exemplo, saber o que é sujeito, adjunto adverbial, vocativo, aposto. Sem esses conhecimentos básicos, é impossível aprender o uso da vírgula, por isso que sempre digo que, antes de pontuar bem um texto, é preciso aprender análise sintática.
Estudar português on-line
Clube do Português: Como os alunos podem utilizar a internet para os estudos da Língua Portuguesa de forma produtiva?
Céu Marques: Há excelentes professores ensinando português na internet. É preciso pesquisar e filtrar aqueles que realmente merecem a nossa audiência. Se o aluno tiver disciplina e comprometimento com os estudos, ele vai conseguir aprender português de forma remota.
Nós mesmos temos um canal no YouTube com aulas gratuitas, um site em que disponibilizamos várias apostilas digitais de exercícios de português, um perfil no Instagram (quase 1M) e uma página no Facebook (mais de 2M). É um vasto material que publico diariamente.
Digo que são doses homeopáticas de português que certamente vão fazer com que a pessoa aprenda algo novo todos os dias e se interesse cada vez mais pela língua portuguesa. Volto a dizer, há muitos conteúdos excelentes, só devemos saber filtrá-los. Assim, usaremos sempre a internet a nosso favor.
Mitos sobre a gramática da Língua Portuguesa
Clube do Português: Quais são os principais mitos sobre gramática na sua opinião? E como esclarecê-los para os estudantes?
Céu Marques: Há vários mitos gramaticais espalhados por aí, por isso digo aos estudantes que eles devem pesquisar em fontes seguras para não caírem nessas armadilhas. Alguns exemplos:
a. Os advérbios terminados em -mente sempre indicam modo.
Ex.: certamente (afirmação) / indubitavelmente (dúvida) / geralmente (tempo)
b. Substantivo concreto é tudo aquilo que você pode tocar.
Ex.: sol (substantivo concreto) – É possível tocar no sol? Não.
c. A formação do plural de todas as palavras é feita com o acréscimo do -s no final.
Ex.: qualquer / quaisquer (O -s é colocado no meio.)
Estratégias superar dificuldades em português
Clube do Português: Quais estratégias você recomenda para quem quer melhorar o domínio da norma culta?
Céu Marques: O único caminho é por meio do estudo. Não existem atalhos para a aprendizagem da língua portuguesa. É preciso dedicação, foco e disciplina. Reservar algumas horas da semana para sentar e estudar mesmo. Algo muito importante: não adianta estudar apenas a parte teórica da língua portuguesa. É preciso também fazer muitos exercícios. São eles que vão fazer você assimilar as regras gramaticais e aprender a usá-las no dia a dia.
Como já disse antes, temos um site em que disponibilizamos várias apostilas digitais de exercícios de português. É um excelente material para você aprender português de verdade. Todas as apostilas têm um breve conteúdo introdutório e gabarito comentado.
Aprender a norma culta da língua portuguesa é fácil? Não, mas também não é impossível. Basta você se dedicar e fazer o que precisa ser feito: sentar e estudar. Um conselho? Anote, faça um estudo ativo, use caderno e caneta, como antigamente mesmo. Está comprovado cientificamente que retemos muito melhor o conhecimento quando fazemos nossas próprias anotações no papel. Só experimente. Você não vai se arrepender.
Problemas do ensino de português no Brasil
Clube do Português: O aprendizado da Língua Portuguesa no Brasil é alarmante. Mais da metade dos alunos de 14 a 17 anos não consegue assimilar adequadamente o conhecimento básico de português. A que a senhora atribui esse resultado?
Céu Marques: Há muitos anos, o Brasil apresenta resultados alarmantes na educação, principalmente no ensino da língua portuguesa. Há vários fatores que contribuem para que o ensino público básico seja tão falho, no entanto cito, em primeiro lugar, a falta de investimento na educação.
Claro que não devemos desconsiderar a infraestrutura precária, a baixa remuneração, as desigualdades sociais e a desvalorização do professor. Tudo isso contribui para que o Brasil tenha baixo desempenho e péssimas colocações em diversas pesquisas sobre a educação básica.