Todo ano eleitoral, ouvimos muito falar a palavra eleitoreiro. Por isso, neste artigo, vamos fazer uma análise completo desse termo. Vejamos!

Significado de eleitoreiro

A palavra eleitoreiro indica um ato oportunista, que tem como objetivo conseguir votos fáceis do eleitorado. Trata-se de uma ação que busca apenas um fim eleitoral, sem se preocupar com os reais anseios e necessidades da sociedade.

Vejamos alguns exemplos de uso desse termo:

• A oposição está denunciando ações eleitoreiras do presidente.
  • Aquele showmício foi umas das ações mais eleitoreiras que já vi na vida.
  • Esses programas de TV são muito eleitoreiros e populistas.

Classificação

Morfologicamente, a palavra eleitoreiro é classificada como adjetivo biforme, ou seja, o termo apresenta variação de gênero (masculino e feminino). No que diz respeito à tonicidade e à separação silábica, trata-se de uma palavra com 5 sílabas (e-lei-to-rei-ro) e paroxítona (a penúltima sílaba é a tônica).

Com relação ao processo de formação, trata-se de um vocábulo originado de um derivação sufixal, por meio da união do substantivo “eleitor” com o sufixo “-eiro”.

Para finalizar, vale destacar que uma das funções do sufixo “-eiro” é indicar que algo possui uma procedência duvidável ou questionável (ex: eleitoreiro, marqueteiro, etc.)