O propósito primeiro de qualquer linguagem é gerar comunicação.
Você, inclusive, já deve ter percebido que o ato de comunicar é realizado por algo ou alguém e consiste em transmitir uma mensagem para um determinado público-alvo podendo utilizar tanto a linguagem verbal quanto a linguagem não verbal. Além disso, todo esse processo ocorre dentro de um contexto e necessita da intermediação de algum canal.
Dessa forma, podemos perceber que o processo de comunicação necessita de seis elementos básicos para existir, os quais são:
1. Emissor
Também chamado de locutor ou falante, o emissor é o remetente da mensagem, ou seja, é quem a transmite para um ou mais receptores. Exemplos de emissores: uma pessoa, um grupo de pessoas, uma empresa, uma marca, uma organização, etc.
2. Receptor
Também chamado de interlocutor, o receptor é o alvo da mensagem, isto é, quem recebe a mensagem, podendo ser um indivíduo ou um grupo de indivíduos.
A depender do contexto, o receptor também pode se tornar um emissor durante a comunicação.
3. Mensagem
A mensagem é tudo aquilo que é transmitido do emissor para o receptor. É o conteúdo da comunicação.
4. Código
O código é a linguagem utilizada pelo emissor para transmitir a sua mensagem para o receptor. Essa linguagem pode ser verbal – como é o caso da fala e da escrita, as quais se baseiam num determinado idioma – ou não verbal, como é o caso dos gestos, das expressões faciais, dos sinais de trânsito e da música, por exemplo.
5. Referente
O referente é o assunto da mensagem, ou seja, o contexto em que está inserida.
6. Canal
O canal é veículo condutor da mensagem, o intermediário entre o emissor e o receptor. Pode ser simplesmente a fala, mas também jornais, revistas, outdoors, redes sociais, e-mails, canais de televisão, telefonemas etc.
Exemplo de análise dos elementos da comunicação
Para que você entenda melhor como identificar os elementos da comunicação, acompanhe a situação hipotética a seguir:
Numa manhã de terça-feira, o funcionário de uma loja de roupas de Salvador liga para o seu gerente uma hora antes do início do expediente para avisar que não poderá trabalhar naquele dia. O motivo de sua ausência é um acidente doméstico durante a madrugada que o levou a quebrar a perna.
Perceba que nesse caso temos:
a) o funcionário: pessoa responsável por transmitir a mensagem (emissor);
b) o gerente: pessoa que recebeu a mensagem (receptor);
c) tudo o que foi dito na ligação (mensagem);
d) o assunto da ligação: que é a ausência do funcionário (referente);
e) o português como idioma da comunicação verbal (código);
f) o telefonema como veículo condutor da mensagem (canal).
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