Preparar-se para o vestibular ou para concurso público é uma tarefa inegociável para as pessoas que almejam conquistar uma vaga no Ensino Superior ou no serviço púbico. Em meio a tantas técnicas, o estudo reverso se destaca por se tratar de um método efetivo de estudos que ajuda na melhor absorção do conteúdo.
Se você ainda não conhece o estudo reverso, continue a leitura do artigo, entenda todos os detalhes, e saiba por que ela é tão eficiente.
Tópicos deste artigo
ToggleO que é o estudo reverso?
O estudo reverso nos estudos é uma técnica que consiste no aprendizado do conteúdo, a partir da resolução de questões. Em outras palavras, em vez de fazer a leitura do conteúdo para só depois responder às perguntas sobre ele, é recomendado o oposto.
Daí o nome reversa, pois a técnica ocorre ao contrário do sistema tradicional de estudos, ou seja, é a inversão do processo de preparação. Nela, são usadas as questões já existentes para entender a teoria por trás delas.
A grande vantagem da técnica é que ela permite um estudo teórico direcionado e otimizado com base na resolução da questão. Assim, ao compreender o enunciado e cada uma das alternativas, é possível absorver melhor o conteúdo.
Vale dizer que a trajetória de estudo para o vestibular ou para concursos públicos é árdua e, em meio a tantos temas, nem sempre é possível saber por onde começar. Com o estudo reverso é mais fácil manter o foco e treinar a mente de modo similar à forma como ela age durante uma prova.
Como funciona o estudo reverso?
O estudo reverso nos estudos funciona da seguinte forma: você busca provas anteriores do mesmo vestibular, lê os enunciados e resolve as questões. No entanto, não basta acertar a alternativa correta, é necessário entender porque as outras estão erradas.
Ao fazer uma análise completa da questão, você identifica o tema tratado na pergunta e pode estudá-lo de forma aprofundada. Assim, é possível entender o que é exigido em cada uma das questões sem precisar ler infinitos materiais na internet.
É aí que está o segredo do estudo reverso nos estudos: o foco passa a ser mais objetivo! Melhor dizendo, mesmo que você erre as questões, vai saber qual é o conteúdo que precisa estudar para não errar mais.
Para quem o estudo reverso é indicado?
O estudo reverso nos estudos é indicada para os estudantes intermediários e avançados, ou seja, aqueles que já conhecem os temas ou já fizeram outras provas. Isso significa que para os iniciantes o mais recomendado é assimilar o conteúdo primeiro com a ajuda dos professores e materiais de apoio.
Isso porque para esse grupo, identificar os erros das questões pode ser muito complicado, uma vez que não tiveram nenhum contato com as disciplinas.
Quais são as vantagens da técnica de estudo reverso?
As vantagens de usar a técnica de estudo reverso são expressivas, dentre as principais, é possível destacar:
- revisão mais eficiente;
- otimização dos estudos;
- identificação de como o assunto é cobrado na prova;
- possibilidade de mensuração do conhecimento e seus avanços;
- maior fixação do conteúdo;
- reconhecimento dos erros mais comuns.
Dicas para ter sucesso no estudo reverso
Abaixo, você confere 5 dicas para ter sucesso no estudo reverso. Acompanhe!
1. Selecione as questões com cuidado
Avalie as questões antes de resolvê-las. Para isso, o ideal é buscar sites especializados, apostilas e órgãos oficiais. Isso porque as questões precisam fazer parte do conteúdo exigido nas provas.
2. Faça marcações
As marcações são excelentes aliadas no processo de estudo reverso. Elas ajudam a identificar os erros e reforçar os pontos que merecem destaque ao longo dos estudos.
3. Prefira as questões comentadas
As questões comentadas por especialistas são verdadeiras aulas completas sobre o assunto. Investir nelas é uma forma de absorver o conhecimento de maneira mais eficaz.
4. Monte um caderno de questões
Montar um caderno de questões é uma maneira de ter um apoio nos estudos. Assim, é possível voltar às questões mais desafiadoras e analisar como está a sua evolução no assunto.
5. Tenha em mente que alguns conteúdos devem ser estudados de forma tradicional
Embora o estudo reverso seja eficiente, é importante ter em mente que alguns conteúdos devem ser estudados de forma tradicional. Em outras palavras, o estudo por intermédio das questões não precisa ser o único método de aprendizagem.
Combinar os dois métodos é uma forma de assimilar os conteúdos de forma mais efetiva, conforme seu perfil, objetivos e necessidades.
Vale lembrar que toda técnica é bem-vinda, mas não existe fórmula mágica! Estudar para o vestibular exige planejamento e dedicação para alcançar a tão almejada vaga no Ensino Superior.
*
Para se aprofundar no tema, vale conferir o vídeo abaixo: