Estudar a língua portuguesa é como ir à academia: quase todo mundo enxerga os benefícios de fazê-lo, mas poucos de fato o fazem.

Um dos motivos, na minha opinião, é a ilusão do grande salto. É achar que, do dia para noite, tudo se tornará claro e compreensível.

A construção do conhecimento é sempre incremental. É um tijolinho por dia. No longo prazo, quem tiver disciplina pode erguer um castelo.

Muitos, porém, deixarão obras inacabadas pelo caminho por falta de persistência e consistência. Neste artigo, vou contar para vocês como estudar português mudou minha trajetória profissional e me fez ver um mundo de oportunidades.

Quase reprovado

Pode parecer papo motivacional, mas digo por experiência própria. No meu boletim do último ano do ensino médio, a nota de português foi 5.4. Por pouco, não fiquei de recuperação.

Isso mudou um pouco quando entrei na faculdade, mas ainda de forma bastante incipiente.  Para você ter uma ideia, nas aulas em que tínhamos que produzir um jornal, eu me voluntariei para fazer outras funções (diagramar, imprimir, coordenar a equipe), porque achava minha escrita fraca.

Tinha medo de cometer erros gramaticais básicos e passar vergonha com o resto da turma.

Me colocando à prova

A grande virada veio quando comecei uma pós em revisão de texto. Decidi fazer um tratamento de choque. Entrar numa turma de especialistas em uma das minhas fraquezas mais críticas.

Lá tinha gente com anos de mercado, que conhecia em detalhes os maiores gramáticos e dominava a norma culta com naturalidade. O mais legal é que esses mestres me receberam super-bem e me ajudaram nesse processo de crescimento.

A caminhada foi trabalhosa e exigiu muita dedicação e estudo. Mas foi algo que transformou minha vida e me abriu muitas portas.

Tudo começou com o primeiro passo. Hoje já andei bastante, mas ainda me sinto no início de uma longa jornada.

E você? Já começou a trilhar o caminho para a vida que deseja construir?

Gostou do texto? Então, vale a pena conferir o vídeo que fizemos sobre como erros de português podem atrapalhar sua carreira:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– https://clubedoportugues.com.br/clube/

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo”   – http://onovomercado.com.br/cursos/portugues

Compartilhe este texto: