A etimologia — do grego étumos (real, verdadeiro) + logos (relato, estudo, descrição) — define o significado dos vocábulos por meio de seus elementos mórficos. Em outras palavras, é o campo da linguística que estuda a história e origem das palavras.

Tem dúvidas sobre a composição das palavras e a criação de regras ao longo da história? Leia este artigo e saiba mais sobre o assunto.

Qual é o conceito de etimologia?

Tão importante quanto conhecer uma palavra é ter consciência da evolução do seu significado desde sua origem.

O estudo da etimologia nos leva a entender o verdadeiro sentido de um vocábulo e as semelhanças existentes entre as línguas.

Além disso, facilita a compreensão, pois passamos a entender melhor, por exemplo, o porquê da grafia de uma palavra ser escrita com S ou com C.

Os vocábulos nascem, desenvolvem-se, passam por diversas transições. Durante esse período, são analisados constantemente. Os etimologistas estudam todos os aspectos de uma palavra, isto é, acompanham todas as suas fases.

Para conhecermos a raiz do significado de uma palavra, é preciso fazer o estudo da etimologia dentro da linguística — o que demanda empenho e dedicação.

Como estudar etimologia?

Estudar  etimologia não é uma tarefa simples, pois requer conhecimento prévio em diversas línguas.

Na língua portuguesa, por exemplo, contamos com numerosos vocábulos de origem latina, grega, inglesa, etc., exigindo uma especialização muito grande para o estudo.

No entanto, é possível estudar as palavras de uma única origem, por exemplo, o que facilita o trabalho. Veja alguns exemplos:

• coração: do latim cor, cordis, que significa “coração” ou “órgão que bombeia o sangue para o corpo”.
  • espelho: do latim especulum, vinda de “specere”, que significa olhar;
  • livro: do latim liber, “livro, papel, pergaminho”, originalmente “parte interna da casca das árvores”, do Indo-Europeu leubh-, “descascar, retirar uma camada”.

Toda palavra tem sua raiz e, para estudar esses aspectos a partir de seu início, é necessário atentar-se à origem em todo o mundo, evitando falsas etimologias.

O que são falsas etimologias?

Como já mencionado, a etimologia é um ramo de estudo no qual é essencial conhecimento prévio, porém algumas pessoas usam da imaginação e da suposição para substituir a pesquisa, formando assim falsas etimologias. Veja a seguir alguns exemplos:

• cadáver: vem do latim cadere (tombar, cair para não mais levantar), contudo, algumas pessoas atribuíram a sua origem às primeiras sílabas da frase: “CAro DAta VERmibus” (Carne dada aos vermes).
  • forró: é a redução do vocábulo forrobodó, todavia, existe uma falsa versão de que forró teria sido originado a partir da expressão inglesa “for all”.

Diversas páginas da internet trazem informações errôneas acerca do estudo da etimologia, por esse motivo, é importante buscar sempre fontes confiáveis.

Conclusão

Saber de onde as palavras vêm também é uma maneira de conhecer nossa identidade, pois, por meio da origem dos vocábulos, identificamos o legado cultural do lugar que vivemos e passamos a compreender melhor  nossa própria história.

Portanto, a etimologia é essencial para melhorar o conhecimento e compreensão da língua.

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.