O eufemismo é uma figura de linguagem que consiste em suavizar uma ideia negativa. O objetivo é substituir palavras mais chocantes e pesadas por outras mais suaves e agradáveis.

Neste artigo, vamos fazer uma análise completa desse recurso estilístico. Você vai entender:

• Exemplos de uso do eufemismo;
  • Quando usar eufemismo;
  • Origem da palavra eufemismo;
  • Antônimo de eufemismo.

Vamos lá destrinchar essa figura de pensamento então!

Exemplos de eufemismo

Ex1: Ele foi morar no andar de cima (em vez de ele morreu).

Ex2: Aquele homem vive de caridade pública (em vez de “vive de esmola”).

Ex3: O meu amigo é desprovido de inteligência (em vez de “é burro”).

Ex4: Mário está mais cheinho (em vez de “está gordo”).

Ex5: O banco reajustou as taxas neste mês (em vez de “aumentou”).

Quando usar o eufemismo

Como explica o professor Fernando Pestana, o eufemismo é uma figura de pensamento. Isso quer dizer que ele não está ligado à palavra em si nem à disposição da frase.

O objetivo dele é explorar mais as ideias do que os termos. Ele busca tornar a linguagem menos incisiva. Por isso, é muito usado para evitar ou amenizar certos tópicos como:

• Assuntos tristes (morte, demissão, acidentes);
  • Palavras de baixo calão (palavrões);
  • Palavras que possuem um sentido mais negativo;
  • Temas que são tabu na sociedade (suicídio, drogas, sexo);
  • Temas que geram polêmica (política, religião, futebol);
  • Assuntos que despertam um sentimento negativo (pobreza, discriminação, violação dos direitos humanos).

Essa figura de linguagem tem uma conexão muito forte com o politicamente correto. Esse movimento movimento visa descrever expressões, políticas ou ações que evitam ofender, excluir ou marginalizar grupos de pessoas que são vistos como desfavorecidos ou discriminados, especialmente grupos definidos por gênero, orientação sexual ou raça.

Origem da palavra eufemismo

A palavra eufemismo tem origem no grego eufemísmos. Esse termo indica o “emprego de uma palavra favorável no lugar de uma de mau augúrio”.

Na língua de Platão, as palavras eu (bem) e femi (falar) dão a ideia de “falar de modo mais aprazível”.

Antônimo de eufemismo

A figura de linguagem contrária ao eufemismo é o disfemismo, que consiste no uso de palavras mais agressivas ou pejorativas no lugar de outras mais agradáveis.

Chuck Palahniuk utiliza muito esse recurso estilístico no livro Clube da Luta. Veja um trecho que ilustra essa figura de linguagem:

Ex: “Com estrogênio demais, você ganha uns tetões” (p.16).

Perceba que dizer “ganha uns tetões” é muito mais impactante do que “os peitos aumentam de volume”.

Gostou do texto? Então, assista ao vídeo em fiz um resumo de um minuto sobre o eufemismo: