Flashcards: o que são e como utilizar nos seus estudos?

Preparar-se para o Enem ou qualquer outra avaliação requer tempo e planejamento. Assim, é válido apostar em métodos de estudo que mais se adequam à sua realidade. Os flashcards, por exemplo, são estratégias para melhorar a assimilação e memorização de conteúdos.

A técnica consiste em uma espécie de maratona de perguntas e respostas, na qual a pergunta está de um lado do card, e a resposta do outro. Nesta dinâmica, você se autoavalia e descobre como está o seu conhecimento sobre determinada matéria.

Se você nunca ouviu falar sobre os flashcards ou tem dúvidas sobre eles. Continue a leitura do artigo!

Pessoa segura caneta para escrever flashcards.

O que são os flashcards?

Flashcards são pequenos cartões com perguntas e respostas sobre um conteúdo específico com a finalidade de avaliar a sua memória. Em outras palavras, trata-se de um card com perguntas de um lado, e respostas de outro, no qual é possível se autodesafiar.

Esse método é eficiente para o estudo de qualquer matéria e pode ser confeccionado usando apenas papel e caneta ou por meio de sites e aplicativos. Vale dizer que além das perguntas e respostas, você também pode criar cartões com palavras-chave, tópicos e termos que se associam ao aprendizado em questão.

Quando usar flashcards?

A técnica dos flashcards pode ser usada em qualquer momento. Inclusive, a recomendação é que ela não seja exclusiva. Melhor dizendo, os flashcards devem ser usados como complemento de qualquer outro método que você esteja familiarizado, como a engenharia reversa ou os mapas mentais.

Isso porque, eles instigam a memória, ou seja, ajudam a reter as informações perdidas após longos períodos de estudo. Em razão disso, você pode levá-los a diferentes lugares e aproveitar a dinâmica nos momentos oportunos. Além disso, 30 minutos por dia são suficientes para driblar a “curva do esquecimento”.

Como usar os flashcards?

Usar flashcards é algo muito simples. Primeiro, você deve confeccioná-los à mão ou com a ajuda de sites e aplicativos. Lembre-se de investir em perguntas e respostas dinâmicas associadas aos conteúdos de estudo.

A pergunta fica de um lado, a resposta do outro. Inclusive, a dica é apostar em cores e letras diferentes para uma melhor memorização dos tópicos.

Quando os cards estiverem prontos, embaralhe-os, deixe as perguntas viradas para cima e siga os passos abaixo:

1. Leia apenas a pergunta, sem consultar o verso
  2. Responda à questão em voz alta, mentalmente ou por escrito
  3. Vire a carta e confira a resposta correta
  4. Em caso de acerto coloque o card na pilha de acertos e em caso de erro, coloque o card na pilha de erros
  5. Repita o processo por um período de 30 minutos.

Após uma rodada completa, pegue os cartões da pilha de erro e compare as suas respostas com as corretas. Descanse após essa avaliação e repita o processo em outro momento. Você vai perceber que a pilha de erros se tornará cada vez menor.

Vale dizer que você também pode usar os cartões da pilha de erros para estudar as matérias as quais há mais dificuldades.

Não se esqueça de usar os flashcards como estratégia complementar. A proposta é memorizar os conteúdos e melhorar a assimilação.

6 aplicativos grautitos para criar flascards

Para fechar este artigo, segue abaixo uma lista com 6 aplicativos gratuitos para criar flashcars:

• Anki
  • Quizlet
  • Flashcard Machine
  • Study blue
  • Memory Filter
  • Open card

Power Point e Excel

Além dos aplicativos, você pode criar seus cards no Excel. Para isso, utilize a seguinte estratégia:

• Escreva as perguntas na primeira coluna e as respotas na segunda.
  • Na coluna das respostas, coloque a cor da letra branca.
  • Para conferir as respostas, basta selecionar a linha.
Exemplo de uso do Excel para criar flashcards.
Exemplo de flashcards criados no Excel

Você também pode utilizar o Power Point. Para isso, você pode colocar as perguntas nos slides ímpares e as respostas nos slides pares.

Outros artigos relacionados ao tema