Você sabe a diferença entre os termos fruto e fruta? Embora sejam semelhantes, eles devem ser usados em situações diferentes.
Assim, fruta é um termo popular, enquanto fruto é um termo botânico. Melhor dizendo, fruta é o fruto comestível, ou seja, nem toda fruta é um fruto, e nem todo fruto é uma fruta. Entenda em detalhes!
Tópicos deste artigo
ToggleO que é fruto?
A palavra fruto, de origem latina fructus, segundo o dicionário Priberam, tem como significado “direito de receber e usar os produtos de bens próprios ou de outrem”.
Contudo, também há outra definição no mesmo site que diz: “órgão que, no vegetal, sucede à flor e corresponde ao desenvolvimento de um ou mais ovários”. É neste que a confusão com a palavra “fruta” ocorre.
Isso porque o fruto é produzido por plantas angiospermas que fazem referência a um único ovário único ou um grupo. Ele garante a proteção da semente e ajuda no processo de disseminação.
Os frutos podem ser classificados de três formas: simples, agregados e múltiplos. O simples é o formado por um único capelo (órgão reprodutivo da flor). Já o agregado é formado por vários capelos, e os múltiplos podem ser originados de um grupo de ovários de um conjunto de flores.
Assim, são exemplos de frutos:
- abacates;
- pepinos;
- tomate;
- pimentão;
- berinjela;
- pêssego;
- kiwi.
Exemplos com fruto
- O abacate é um fruto que cresce no abacateiro.
- O fruto protege a semente e ajuda na disseminação dela.
- Nem todo fruto é uma fruta.
- O fruto é o ovário da flor.
O que é fruta?
A palavra fruta se trata de uma expressão popular, usada para identificar os frutos comestíveis de sabor adocicado. Assim, conforme o dicionário Priberam: “do latim fructa, fruta é um conjunto de frutos comestíveis”.
Podemos citar como exemplo:
- banana;
- amora;
- ameixa;
- laranja;
- goiaba;
- acerola;
- maçã;
- morango.
Diante dessa definição, muita gente acredita que toda fruta é um fruto, porém isso não é verdade. A maçã e o morango, por exemplo, não são frutos verdadeiros, mas sim, acessórios, também chamados de pseudofruto. Ou seja, um fruto de parte carnosa derivada de tecidos que não são do ovário.
Exemplos com fruta
- Ontem comi uma fruta deliciosa.
- Eles foram à feira só para comprar uma fruta para a sobremesa.
- Levamos a única fruta que tínhamos em casa.
- Na minha opinião, maçã é a fruta mais gostosa.
Fruto e Fruta: parônimos
Termos parônimos são aqueles que, embora escritos e falados de formas parecidas, não possuem a mesma definição. É o caso das palavras fruto e fruta. Além desses termos, outras palavras são parônimas, como:
- tráfego e tráfico.
- assento e acento;
- eminente e iminente;
- ratificar e retificar;
- descrição e discrição.