A escrita desempenha um papel fundamental na comunicação humana, indo muito além do simples registro de informações. Por essa razão, em provas organizadas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o tema frequentemente aparece em questões que exploram as diferentes funções da escrita, exigindo dos candidatos uma compreensão clara de seus propósitos e aplicações.
Ademais, em regra, a escrita possui 5 funções: função de memorização, função de preservação, função de transferência, função artística e função socio-político-cultural. Cada uma delas cumpre um papel específico.
Neste artigo, vamos explorar todas as funções da escrita e analisaremos em detalhes uma questão da FGV sobre o tema. Confira!
Tópicos deste artigo
ToggleResumo das 5 funções da escrita
Antes de avançarmos, vamos conferir na tabela abaixo um resumo de cada uma das funções da escrita:
Função da Escrita | Descrição | Exemplos |
---|---|---|
Função de Memorização | Registra informações para evitar o esquecimento imediato. | Notas de aula, listas de tarefas, resumos para estudo. |
Função de Preservação | Armazena informações para uso futuro, com foco no longo prazo. | Documentos históricos, registros científicos, arquivos legais. |
Função de Transferência | Permite a comunicação além das barreiras do tempo e do espaço. | Livros, cartas, e-mails, registros históricos. |
Função Artística | Usa a linguagem para expressar criatividade e emoções. | Poesia, romances, roteiros cinematográficos, letras de músicas. |
Função Socio-Político-Cultural | Afirma a identidade de um povo e estrutura a sociedade. | Constituição, manifestos políticos, literatura nacional. |
Agora, vamos analisar mais detidamente cada uma delas e conhecer suas princiapis características e manifestações.
1) Escrita como ferramenta de memorização
A função de memorização da escrita está ligada à necessidade de evitar o esquecimento. Assim, ao registrar informações, criamos um suporte externo para nossa memória, permitindo que retenhamos mais dados sem depender exclusivamente da recordação mental.
Alguns exemplos de uso dessa função são:
- Tomar notas durante uma aula ou reunião;
- Fazer listas de tarefas para organizar o dia a dia;
- Criar resumos para revisar conteúdos posteriormente.
Essa propriedade é essencial para o aprendizado e para a organização pessoal, funcionando como um prolongamento da memória humana.
2) Escrita como preservação do conhecimento
A função de preservação tem um caráter mais duradouro. Por isso, seu objetivo não é apenas evitar o esquecimento momentâneo, mas sim armazenar informações para uso futuro. Isso é fundamental em:
- Documentos históricos e registros legais;
- Arquivos científicos e acadêmicos que garantem o avanço do conhecimento;
- Obras literárias que moldam a cultura de uma sociedade.
Diferente da memorização, que atende a uma necessidade momentânea, a preservação busca garantir que informações importantes não se percam com o tempo, tendo foco no longo prazo.
3) Escrita como transferência de conhecimento
A função de transferência está associada à capacidade da escrita de superar as barreiras do tempo e do espaço. Diferentemente da comunicação oral, que depende da presença física dos interlocutores, a escrita permite que mensagens sejam compartilhadas com um público distante, tanto geográfica quanto temporalmente. Alguns exemplos dessa função incluem:
- Livros e artigos que educam gerações futuras;
- Cartas e e-mails que permitem a comunicação à distância;
- Registros históricos que conectam diferentes períodos da humanidade.
Graças a essa função, o conhecimento pode ser disseminado amplamente e preservado para consulta posterior.
4) Escrita como expressão artística
A função artística da escrita está relacionada à criação de obras literárias, poéticas e ficcionais. Nessa perspectiva, a linguagem não é usada apenas para informar ou registrar fatos, mas também para despertar emoções e transmitir experiências subjetivas. Essa função se manifesta em:
- Romances, contos e poesias;
- Letras de músicas e roteiros cinematográficos;
- Criações experimentais que exploram os limites da linguagem.
Nesse sentido, a escrita artística é uma forma de expressão cultural e individual, refletindo as percepções, sentimentos e criatividade do autor.
5) Escrita como identidade socio-política-cultural
A função socio-político-cultural da escrita está ligada à afirmação da identidade de um povo. Dessa forma, a língua escrita desempenha um papel crucial na construção e manutenção de nações, sendo utilizada para:
- Oficializar leis e documentos governamentais;
- Difundir ideologias e manifestos políticos;
- Fortalecer a identidade cultural por meio da literatura nacional.
Nesse contexto, esse uso da escrita evidencia sua importância na organização das sociedades e na transmissão dos valores de um grupo.
Análise de questão da FGV sobre as funções da escrita
Para finalizar este artigo, vamos conferir com a FGV cobra esse tema na prática em suas provas.
FGV – 2024 – AL-TO – Analista Legislativo – Revisão
Em um curso de redação, os alunos aprenderam que deveriam organizar previamente um roteiro de seus textos.
Nesse caso, a função da língua escrita seria
a) Função de memorização – necessidade de proteção contra o esquecimento, como ocorre nas agendas.
b) Função de transferência – capacidade de superar o tempo e o espaço.
c) Função de preservação – armazenamento de informações para utilização em outro momento.
d) Função artística – construção de obras de arte com base na linguagem.
e) Função socio-político-cultural – afirmação da nacionalidade através da língua.
Resposta: Letra A
Comentário: No exemplo citado no enunciado da questão, temos o uso da função de memorização, porque a escrita está sendo utilizada como um suporte para evitar o esquecimento de informações importantes no desenvolvimento do texto, da mesma forma que acontece em agendas, anotações e listas de tarefas.
Embora a função de preservação também envolva o armazenamento de informações, seu foco está no longo prazo, como em documentos históricos ou registros científicos. Em contrapartida, a memorização tem um caráter mais imediato, ajudando a reter e organizar ideias durante um processo específico, como a escrita de um texto.