Afinal qual a grafia correta: o gim-tônica ou a gim-tônica? Esse substantivo composto é masculino ou feminino? Neste artigo, vamos resolver essa dúvida!

Masculino x Feminino

Apesar de gim ser um substantivo masculino, o termo-composto gim-tônica, segundo o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (Volp), é um substantivo comum de dois gêneros. Dessa forma, ele pode ser usado tanto no masculino quanto no feminino. Vejamos:

  • A cliente pediu uma gim-tônica.
  • A cliente pediu um gim-tônica.

Análise morfológica

Gim-tônica é um substantivo composto formado por justaposição. Ele tem origem na combinação do substantivo masculino gim com o substantivo feminino tônica. Esse termo designa o coquetel feito com a bebida alcoólica gim e água tônica.

Ademais vale destacar que o dicionário Priberam também registra as formas gim-tónica, gim-tônico e gim-tónico.

Esse fenômeno, em que uma mesma palavra possui diferentes grafias, é chamado de formas gráficas variantes ou formas variantes

Isso ocorre em decorrência do processo de formação da língua e do contexto social. Apesar de haver sempre uma grafia mais recorrente, todas as formas estão certas e de acordo com a ortografia do idioma.

Qual o plural de gim-tônica?

Tanto o Volp quanto os principais dicionários indicam que o plural de gim-tônica é gins-tônicas.

  • Apesar de não estar acompanhado, o homem pediu dois/duas gins-tônicas.

Contudo, de acordo com as regras de formação do plural de termos compostos, quando temos a combinação de dois substantivos, também é possível que apenas o primeiro seja flexionado.

  • Apesar de não estar acompanhado, o homem pediu dois/duas gins-tônica.

Por fim, ressalta-se que a palavra tônica é acentuada por ser uma proparoxítona.

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao nosso vídeo sobre se a forma correta é sociocultural ou sócio-cultural:

Gostou do texto? Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para uma nova página do site).