De acordo com o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (Volp), as formas glamouroso e glamoroso estão corretas. Já a palavra glamuroso está errada.

Usamos essas expressões para nos referirmos a alguém ou algo que tem glamour, charme, fascínio ou encanto. Elas são sinônimas das palavras sedutor, cativante, deslumbrante, encantador, maravilhoso, chamativo.

Adjetivo

Os termos são adjetivos biformes. Isso significa que eles possuem flexão de gênero. Podem ser usados tanto no masculino quanto no feminino.

ex1: Aquele foi um show glamoroso.

ex2: O gerente estava com um casaco glamouroso.

ex3: Aquela foi uma apresentação glamorosa.

ex4: A gerente estava com um saia glamourosa.

Formação

Os dois adjetivos são formados por derivação sufixal. No caso de glamouroso, temos a junção do substantivo glamour (vindo do inglês) com o sufixo -oso.

Já em glamoroso, temos a união do substantivo glamor (que é uma das formas aportuguesas de glamour) com o sufixo -oso.

Vale destacar que o sufixo nominal -oso é muito utilizado para transformar substantivos em adjetivos.

ex: Gosto/Gostoso, Charme/Charmoso, Cuidado/Cuidadoso.

OBS: Apesar de o Volp não registrar a palavra glamuroso, alguns dicionários (como o Aulete) aceitam essa grafia. Nesse caso, defende-se que o termo se originou do vocábulo glamur (outra forma aportuguesada de glamour).

*

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .