Hashtag: quando e como utilizar?

Continua depois do anúncio

Sabemos que a comunicação na internet, muitas vezes, ocorre por meio de uma linguagem informal e simplificada. Para se ter uma ideia, algumas palavras usadas na web já foram inseridas no dicionário, como: “deletar”, “baixar” e “blogar”. 

No entanto, além das contribuições lexicais, a popularização de símbolos também ocorre com frequência. A hashtag (#) é uma delas! Inclusive, com a disseminação das redes sociais, ela tem ganhado mais espaço.  

Mas, você sabe quando e como utilizá-la? Ainda não? Então, continue a leitura do artigo, para não ter mais dúvidas sobre o assunto! 

Hashtag: o que é e como utilizar?

O que é Hashtag?

Hashtag é uma palavra ou frase usada junto ao símbolo da cerquilha (#), para direcionar pessoas a uma página de publicações relacionadas a determinado tema. Para exemplificar, vamos imaginar a seguinte hashtag: #jogosolímpicos. 

O objetivo dela é referenciar o tema em questão e criar uma espécie de grupo com o mesmo assunto. Assim, ao pesquisar #jogosolímpicos, você vai se deparar com uma série de conteúdos sobre a mesma temática. Observe a imagem:

Hashtag: como e quando usar?

Embora hoje a cerquilha, ou jogo da velha, como também é chamada, faça muito sucesso na internet, nem sempre foi assim. O símbolo, antes encontrado apenas em telefones fixos e celulares, era usado para adquirir serviços extras oferecidos pelas operadoras.

Entretanto, atualmente, ao mencionar a cerquilha, a maioria só se lembra do hiperlink capaz de guiar um usuário até conteúdos com a mesma palavra-chave. Isso porque a hashtag é muito usada em redes sociais como: Instagram, Facebook, X (antigo Twitter), Threads e TikTok. 

O motivo de tanto sucesso é que ela consegue agrupar diferentes conteúdos sobre o mesmo assunto, facilitando a pesquisa. Inclusive, é importante destacar que, ao criar uma, a sua postagem é automaticamente adicionada aos grupos do tópico em questão. 

Quando utilizar a Hashtag?

A hashtag deve ser utilizada em dois momentos. Primeiro, sempre que você quiser se inteirar sobre a discussão do momento, ou seja, saber quais são os principais assuntos compartilhados. Neste caso, você não precisa criar uma hashtag, mas sim, pesquisar por ela. 

Voltando ao exemplo anterior, vamos imaginar que você queira saber tudo sobre os Jogos Olímpicos. Basta pesquisar nas redes sociais por hashtags no tema, como, por exemplo:

  • #jogosolímpicos.
  • #jogosolímpicos2024.
  • #noticiasjogosolímpicos.

Inclusive, você pode seguir a variação de hashtag que trouxer os conteúdos mais relevantes, e receber atualizações a cada nova postagem.  

Outro momento oportuno para utilizar hashtags é quando você deseja aumentar a visibilidade dos seus conteúdos, nas redes sociais. Você pode fazer isso para postagens pessoais ou profissionais. 

No entanto, é importante dizer que a hashtag tem a função de ampliar o alcance, isto é, mostrar as postagens para outras pessoas interessadas no assunto. Assim, se a intenção não é a de expor momentos pessoais, a hashtag não é a melhor opção para você.

Agora, no campo profissional, a hashtag é sempre uma boa maneira de expor seus conteúdos para o público-alvo. Ela ajuda a aumentar a audiência e a ganhar mais seguidores ou inscritos. Inclusive, é uma excelente forma de ampliar o engajamento com curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Vale destacar que a hashtag deve ser usada com cuidado, até porque algumas delas foram banidas, por serem consideradas inadequadas. Neste contexto, é fundamental apostar em hashtags que condizem com o conteúdo, evitar excessos e ter cuidado com frases muito longas que confundem o usuário.

A seguir, você acompanhará dicas de como utilizar a hashtag. 

Como utilizar a Hashtag?

É muito simples utilizar uma hashtag. Basta inserir a palavra-chave que condiz com seu conteúdo, junto ao símbolo da cerquilha (#), ou jogo da velha, como também é conhecido. No entanto, é necessário seguir algumas regras para não disseminar mensagens confusas ou controversas. São elas:

1. Evite frases longas

Uma das principais regras para ter sucesso com hashtags é evitar criá-las com frases longas. Novamente, no exemplo dos Jogos Olímpicos, basta inserir a palavra-chave “jogos olímpicos” ou “jogos olímpicos 2024” para encontrar conteúdos no tema.

Não tente inserir dizeres como: 

  • #comofoioprimeirodiadosjogosolimpicosde2024.
  • #tudosobreosprimeirosjogosolimpicosde2024.

Além de restringir as pesquisas, hashtags, assim, costumam ser confusas e causar má interpretação. 

2. Use palavras-chave sem espaços e com apenas uma cerquilha

A forma correta de utilizar hashtags é colocar as palavras-chave sem espaços. Melhor dizendo, o certo é #jogosolimpicos e não #jogos olímpicos, muito menos, #jogos #olímpicos. 

Ao criar hashtags com espaços, o seu conteúdo não será encontrado e ao inserir duas cerquilhas na palavra-chave você adicionar a sua postagem em dois grupos de pesquisas diferentes, não necessariamente o correto. 

3. Utilize sempre hashtags que condizem com o seu conteúdo

Embora muita gente acredite, de nada adianta inserir hashtags com assuntos em alta, se o seu conteúdo não estiver falando sobre eles. Esse tipo de prática, além de ineficaz, ainda tira toda a autoridade das suas redes sociais. 

4. Tenha uma conta pública

Cada rede social tem um caminho próprio de pesquisa e postagem. No entanto, quando falamos em visibilidade de conteúdo, a sua conta deve ser pública. Isso significa que, se você postar uma hashtag em uma conta privada, ela não alcançará ninguém além de seus próprios seguidores. 

5. Preste atenção à ortografia e aos erros de digitação

Ainda que a internet permita o uso da linguagem informal, na hashtag os erros ortográficos ou de digitação impactam diretamente na entrega do conteúdo. Assim, se você escrever #jogosolimpikus, não vai encontrar as postagens que deseja, uma vez que estarão no grupo #jogosolimpicos. 

Saber quando e como utilizar a hashtag, faz parte do conhecimento das diferentes linguagens e situações comunicacionais. Inclusive, dispensar algumas regras gramaticais e usar a linguagem informal na internet, às vezes, pode ser necessário e benéfico.

No entanto, a utilização exagerada de hashtags propícia à entrega de mensagens desconexas e de difícil interpretação. Assim, o ideal é ter bom senso e usá-las conforme a sua funcionalidade. 

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.

Continua depois do anúncio

Outros artigos relacionados ao tema