Afinal, a forma correta é hip hop ou hip-hop? O nome desse movimento cultural tem ou não hífen? Neste artigo, vamos resolver essa questão. Vejamos!

Com hífen ou sem hífen?

A palavra hip-hop vem do inglês e é escrita com hífen, segundo dois dos principais dicionários da língua inglesa – Cambrigde Dictionary e Merriam Webster.

Essa também é a grafia registrada no Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras.

Dicionários de língua portuguesa, como o Aulete e o Priberam, também trazem o termo com hífen.

É importante ressalvar, contudo, que o dicionário Merriam Webster também reconhece a forma hip hop, sem hífen. Essa, contudo, é uma posição minoritária.

Significado e classificação

O termo hip-hop é um substantivo masculino de dois números. Isso significa que ele só pode ser usado no singular e que não possui plural.

ex: O movimento hip-hop vem crescendo rapidamente no Brasil.

O nome vem da junção das palavras inglesas hip, que significa “o que está na moda ou o que está acontecendo naquele momento” e hop, que é o nome de um movimento de dança.

A palavra denomina um movimento cultural nascido nos Estados Unidos na década de 1970, que se expressa em certos formatos musicais (como o rap) e de artes plásticas (como o grafite).

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre 3 prejuízos que os erros de português podem trazer para sua carreira:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .