O homeschooling (educação domiciliar) é um movimento que tem crescido cada dia mais no Brasil. Por isso, neste artigo, vamos mostrar 5 metodologias que os pais podem seguir para ensinar a língua portuguesa em casa para seus filhos. Vejamos!

1) Tradicional

A metodologia tradicional é a mais conhecida, porque é a que espelha o modelo das escolas em geral. Nela, os pais trabalham com um livro didático e, depois da leitura da teoria, a criança resolve alguns exercícios.

Nessa linha, o foco principal é a memorização dos conteúdos, com o objetivo de conseguir bons resultados em provas e avaliações de modo geral.

A maioria dos pais, por já terem passado por escolas formais (por terem sido “escolarizados”), inicia o processo de homeschooling por este método.

2) Clássica

A metodologia clássica é baseada no Trivium, trata-se do modelo utilizado nas universidades da Idade Média e que visa estimular o domínio da linguagem por meio do ensino de três artes liberais: gramática, lógica e retórica.

Na primeira etapa (dos 5 aos 10 anos), as crianças vão trabalhar a gramática. O processo tem um foco grande no desenvolvimento da memória e do entendimento das estruturas da língua.

Na segunda etapa (dos 10 aos 14 anos), trabalha-se a lógica. O objetivo é o estudante aprender a resgatar o conhecimento e a utilizá-lo de forma coerente para compreender a realidade que o cerca, identificando argumentos válidos e inválidos.

Na terceira etapa (a partir dos 14 anos), o adolescente começa a estudar a arte da retórica. Nesse momento, a ideia é que ele aprenda a argumentar e a expressar suas ideias por meio da escrita e da fala.

3) Charlotte Mason

Charlotte Mason foi uma educadora britânica que criou uma metodologia baseada na educação clássica e nos ensinos da Bíblia Sagrada.

Ela defendia um modelo de educação que usasse materiais vivos, e não somente buscasse transferir fatos secos. Assim, no método proposto por Mason, não são utilizados livros didáticos. Os conceitos gramaticais e linguísticos são trabalhados por meio da literatura, de obras artísticas, da poesia, da música e de outras formas de arte.

Nas palavras de Mason, a “educação é uma atmosfera, uma disciplina e uma vida”. Esses componentes configuram as três vertentes da metodologia desenvolvida pela educadora:

  • Atmosfera: nesse ponto, Charlotte destacava a importância do ambiente para a educação da criança. Segundo ele, as ideias que regem a vida do pai e da mãe representam um terço da educação dos filhos.
  • Disciplina: a educadora defendia que o desenvolvimento dos bons hábitos e valores (principalmente morais) representa também mais um terço da educação das crianças.
  • Vida: essa vertente está ligada aos materiais vivos, dos quais falamos anteriormente. Charlotte entendia que o contato com obras artísticas despertaria nas crianças uma conexão emocional com o conteúdos, o que ajudaria na fixação do conhecimento. Essas vivências representariam o terço final da educação dos estudantes.

4) Estudo por temas

O estudo por temas (unit studies) é uma metodologia que busca trabalhar diversas disciplinas através de um tópico específico. Esse método envolve muitas atividades práticas, que permitem que os estudantes vivenciem os conceitos que estão aprendendo.

No campo da língua portuguesa, por exemplo, se o tópico escolhido for “missões espaciais”, podemos pedir que a criança escreva um diário de bordo como se fosse um dos astronautas que compõem a missão. Outras atividades podem envolver a leitura de livros sobre missões espaciais ou a criação de um glossário com palavras sobre este tópico.

5) Unschooling

Na metodologia unschooling (desescolarização), não há um currículo pré-estabelecido. A ideia é explorar, de forma livre, as oportunidades educacionais que surgem no dia a dia das crianças. Assim, o objetivo é estimular a curiosidade dos estudantes para depois aprofundar os conceitos.

Por exemplo, se a criança, ao passear pela rua, começa a se interessar pelas placas, esse interesse pode ser usado como mote para ampliar seu vocabulário ou para introduzir o estudo desse tipo de gênero textual.

*

Gostou do artigo? A Gramática On-line do Clube do Português é uma fonte muito útil e gratuita para os pais que querem iniciar a educação domiciliar exclusiva (homeschooling) ou que desejam complementar e aprofundar os conteúdos que os filhos estão recebendo na escola (afterschooling).

*

Este texto foi baseado no vídeo 5 sabores de homeschooling (em inglês), da educadora americana Sonya Shafer: