Se o seu verbo for fraco e a sua sintaxe não tiver firmeza, suas frases despencarão.  Esse ensinamento do escritor William Zinsser é certeiro.

Um verbo no modo e no tempo corretos molda a forma como as pessoas te enxergam como profissional. Sua firmeza e confiança no próprio trabalho transparecem na sua escrita.

E o modo verbal que melhor expressa esses sentimentos é o imperativo. Para mostrar isso na prática, vou analisar um story da Gabi Pazos .

Imperativo – o que é?

O imperativo é um dos três modos verbais (junto com o indicativo e o subjuntivo). Ele é usado para fazer uma exortação, dar uma ordem ou oferecer uma sugestão.

De acordo com o gramático Napoleão Mendes de Almeida, esse modo verbal estabelece uma relação de império, ou seja, de uma pessoa que conduz outra.

Por isso, ele é ideal para expressar a autoridade de um profissional em determinado campo do saber.

Autoridade na prática

Vamos agora analisar o story da Gabi Pazos, que ilustra muito bem o uso do imperativo. Um seguidor perguntou a ela que tipo de conteúdo poderia ter em um Instagram de acessórios de carro. Ela respondeu o seguinte:

ex1: “Conte histórias sobre carros”.

ex2: “Mostre nos stories a utilidade dos acessórios que você vende”.

Percebeu a força dos verbos que ela usou? Viu como eles transmitem segurança e conhecimento? 

Ao ler essa resposta, você sente que a pessoa sabe do que está falando, que ela se garante naquele tema. Isso é que reforça a autoridade dela como produtora de conteúdo de valor.

Agora, se em vez de usar “conte” e “mostre” , ela tivesse optado por “você poderia contar” ou “poderia mostrar”, a mensagem perderia toda a força. 

A impressão seria de que ela não tem muita certeza do que está sugerindo. Na Internet, as pessoas seguem e compram de quem elas confiam. Elas procuram direção e suporte.

Então, trabalhe para que sua comunicação seja assertiva e transmita credibilidade. Não deixe a dúvida e a insegurança contaminarem seu texto.

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fiz com três dicas para melhorar seu texto imediatamente:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .