A interpretação de texto é um dos assuntos mais cobrados em concursos, vestibulares e ao longo da trajetória de um estudante, além de ser uma capacidade fundamental para a vida de forma geral.

Isso porque o tema começa a ser estudado ainda na infância e abrange diversas situações verbais e não verbais do dia a dia.

Atravessar a rua quando o semáforo está verde e aguardar quando o sinal está vermelho, por exemplo, é uma interpretação não verbal.

Em contrapartida, quando você para ao se deparar com a placa “PARE”, está fazendo uma interpretação verbal, ainda que de uma única palavra.

Neste artigo, você vai entender o que é interpretação de texto, para que serve e conferir dicas de como melhorar sua capacidade de interpretar o que está escrito. Confira!

O que é interpretação de texto?

A interpretação de texto pode ser definida como a capacidade de compreender as ideias transmitidas em diversas tipologias textuais e de pensar sobre elas individualmente. Suas principais características são:

  • pontuação;
  • conjunções;
  • preposições;
  • elementos gramaticais;

Esses elementos devem estar corretamente dispostos nos textos para que a interpretação possa ser realizada de maneira concreta. 

Além disso, coesão, estrutura semântica, coerência e outras características devem estar bem definidas, pois é por meio delas que as ideias do conteúdo serão expostas.

O foco da interpretação de texto é identificar a ideia central. Após isso, é possível encontrar as ideias secundárias, que podem ser fundamentações, explicações ou argumentações que esclarecem os pontos. 

Para que serve?

A capacidade de interpretar textos estende o domínio sobre a linguagem, tanto escrita quanto falada. Dessa maneira, a pessoa tem mais facilidade em absorver as informações recebidas e também em transmitir suas próprias ideias, visto que trata-se de uma habilidade que favorece o maior entendimento, a assimilação e a compreensão dos conteúdos.

Vale ressaltar que esta aptidão também proporciona mais conhecimento de mundo e contribui para o pensamento crítico dos indivíduos. 

Já no âmbito acadêmico ou profissional, a interpretação de texto melhora a comunicação, enriquece os argumentos, desenvolve o uso da linguagem e aprimora as competências  de qualquer profissional.

6 dicas de como melhorar sua interpretação de texto

Existem algumas formas de melhorar sua interpretação de texto para ter um melhor desempenho em redações, questões, reuniões e conversas. Veja a seguir quais são: 

1. Observe se o texto é ou não literário

O primeiro ponto que você deve observar em um texto é se ele é ou não literário, pois as características de um texto artístico (literário) são diferentes das características de um texto funcional (não literário).

Isso significa que você não pode interpretar um texto literário assim como um artigo científico ou uma notícia de jornal, por exemplo. Portanto, é importante fazer essa diferenciação logo de cara.

2. Tenha sempre um dicionário em mãos

Alguns textos podem ter um vocabulário um pouco mais complexo, dificultando o entendimento (sobretudo relatórios técnicos, artigos acadêmicos e produções científicas).

Dessa forma, ter um dicionário em mãos, seja físico ou digital, ajuda a descobrir o significado de termos desconhecidos e, consequentemente, melhora a interpretação.

3. Transforme a leitura em um hábito

A leitura é uma das melhores formas de aprimorar a capacidade de interpretar textos, pois expande o conhecimento da língua. Portanto, dedique um tempo para ler.

E, se possível, explore gêneros diferentes do que está habituado, para aumentar seu vocabulário.

4. Leia charges e tirinhas

Ler tirinhas e charges é uma maneira de se preparar para interpretar situações mais complexas, que envolvem trocadilhos, figuras de linguagem, duplo sentido e metáforas, que podem tornar a leitura confusa.

5. Releia um texto quantas vezes for necessário 

Reler um texto pode confirmar ou contrapor as hipóteses levantadas na primeira leitura do texto.

Por esse motivo , é fundamental retomar a leitura desde o início, quantas vezes for preciso, até que você se sinta seguro para explicar as ideias apresentadas pelo texto.

6. Grife as partes mais importantes 

Por fim, a melhor maneira de atentar-se aos detalhes e identificar “pegadinhas” no texto é grifar as linhas e os termos mais importantes do conteúdo. Assim, durante uma prova, você evita reler todo o texto para encontrar a resposta.

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.