Existem dois tipo de entoação interrogativa: a geral e a parcial. Neste artigo, vamos explicar a diferença e quando utilizar cada uma. Vamos lá!
Tópicos deste artigo
ToggleInterrogação geral
De acordo com o mestre Evanildo Bechara, em seu livro “Lições de Português pela análise sintática”, a interrogativa geral é aquela em que a resposta se resume a “sim” ou “não”.
Ex1: Você vai na festa a amanhã?
Ex2: Vai chover amanhã?
Ex3: A loja abre aos domingos?
Normalmente, quando utilizamos esse tipo de pergunta, buscamos respostas curtas e factuais. Não há uma preocupação de se aprofundar muito no tema.
Essas interrogativas normalmente sugerem uma conversa rápida. Por isso, quando essa expectativa é quebrada, gera-se um incômodo.
Por exemplo, se você pergunta se a padaria estará aberta amanhã, fica implícito que não deseja receber uma resposta longa e detalhada.
Interrogativa parcial
A interrogativa parcial, por outro lado, tem um aspecto mais exploratório. Ela lança mão, de acordo com Bechara, de vocábulos especiais como: quando, quem, por que, onde, como.
Ex1: Por que a loja está fechada hoje?
Ex2: Quem vai na festa amanhã?
Ex3: Como você pretende resolver esse problema?
Nessa situação, fica claro para o interlocutor que você não espera um resposta monossilábica e que está propondo uma conversação mais elaborada.
Percebeu como a estrutura sintática das interrogativas tem um desdobramento social e prático no seu dia a dia?
*
Se você gostou do texto, sugerimos que assista ao vídeo que fizemos sobre como comunicar o valor do seu trabalho: