Os conceitos de língua e de linguagem são comumente confundidos, visto que ambos estão interligados e se complementam. Contudo, para que tenhamos a capacidade de identificar as diferentes manifestações da linguagem, é importante que se faça a distinção.

O que é língua?

Língua é idioma, ou seja, é um instrumento de comunicação e expressão verbal de um povo, nação, país, grupo social ou étnico. É organizada e regida por um sistema gramatical que permite aos usuários expressar pensamentos, desejos e emoções, mas não permite que estes mudem esse sistema de forma arbitrária. Ainda assim, não é imutável e vive em perpétua evolução.

São exemplos de línguas (idiomas): português, língua brasileira de sinais (Libras), inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, grego, mandarim, romeno, hindi, polonês, russo etc.

O que é linguagem?

Linguagem é todo sistema de sinais falados, escritos ou visuais que proporcionam comunicação entre os indivíduos. A linguagem é mais genérica, abarca várias formas de comunicação e expressão (inclusive a língua) e liga-se a várias áreas na vida do homem.

O ser humano nasce com a capacidade de linguagem e é por meio dela que ele expressa seus pensamentos, emoções, ideias, sentimentos, volições, experiências etc. Portanto, é por meio da linguagem que o ser humano manifesta e perpetua a sua cultura.

Tipos de linguagem

A linguagem pode ser verbal, não verbal, mista ou digital.

1. Linguagem verbal: é toda comunicação realizada por meio de palavras. São linguagens verbais a fala e a escrita.

2. Linguagem não verbal: é toda comunicação que não utiliza palavras faladas ou escritas. São linguagens não verbais as imagens, os sons, os gestos e sinais.

3. Linguagem mista: é a comunicação que mescla a linguagem verbal com a não verbal. Exemplos: filmes, livros, placas, revistas, outdoors etc.

4. Linguagem digital: é a escrita baseada em palavras, dígitos e simbologias que facilitam o discurso em blogs, sites e redes sociais. Dentro da linguagem digital há ainda as linguagens da programação, sendo as mais comuns: HTML (Hypertext Markup Language), CSS (Cascading Syle Sheet), JavaScript, SQL (Structured Query Language) e PHP (Hypertext Preprocessor).