Linguagem é o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Podemos nos expressar por meio de palavras faladas, escritas e também por gestos e imagens.

Tudo que dissemos ou fazemos comunica. Portanto, a linguagem pode ser verbal ou não verbal: há muitos meios comunicativos para isso. Vejamos os principais exemplos.

Exemplos de linguagem verbal

Ambas — linguagem verbal e não verbal — são muito utilizadas no dia a dia. Quando você fala com alguém, você está se comunicando por meio de palavras, verbalizando seus sentimentos, expondo uma situação.

Quando você assiste a um documentário ou a uma reportagem na televisão, estão falando com você, passando informação adiante.

Ler um livro, escrever num diário, anotar suas dúvidas, ouvir um programa de rádio com entrevistados: tudo isso abrange a linguagem verbal.

Mais alguns exemplos: texto narrativo, reportagem, bilhete escrito, diálogo, cartas, legendas em posts de redes sociais.

Exemplos de linguagem não verbal

No caso da linguagem não verbal, o código utilizado é a simbologia. A comunicação acontecerá por meio de imagens ou gestos.

Esses símbolos, tanto abstratos quanto concretos, podem ser placas, figuras, cores, objetos, ícones, semáforo, dança, teatro, tom de voz, posturas, ilustrações, músicas, a imagem de um post nas redes sociais.

Linguagem mista: palavras, expressões e linguagem corporal

Quando nos referimos a uma imagem abstrata, queremos dizer que, embora duas pessoas possam olhar para o mesmo acontecimento ou gesto, dependendo de suas experiências de vida, aquilo poderá soar diferente para cada uma delas.

Um exemplo disso é o desconforto que algumas pessoas manifestam ao serem chamadas pelo nome completo ou primeiro nome. Na cultura brasileira, os apelidos (“Pri”, no lugar de “Priscila”, “Ju” no lugar de “Juliano”) ganharam conotação mais carinhosa do que o nome completo.

Logo, quando alguém chamar por “Priscila!”, isso poderá significar:

– Apenas um jeito informal, que não demonstra intimidade;

– Atitude de alguém que conhece Priscila e não está contente com ela;

Terá muito mais a ver com as experiências que a pessoa associou ao próprio nome. Essas experiências foram embasadas pela linguagem não verbal: tom de voz, postura de quem a chamava pelo nome completo, olhares, etc. e relembradas pela linguagem verbal, na comunicação direta.

Quando há união dos elementos comunicativos da linguagem verbal e não verbal, temos a linguagem mista (como nas histórias em quadrinhos).

Dessa forma, temos que a comunicação é construída conforme o contexto, tornando-se um processo evolutivo constante, que visa facilitar a convivência em sociedade.

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.