Por que mané recebe acento e manezinho não recebe? Neste artigo, vamos explicar qual regra de acentuação (ou de não acentuação) que se aplica a cada um desses termos. Vejamos!

Sílaba tônica

Para seguirmos em frente com segurança, é preciso rememorar as classificações das palavras conforme a sílaba tônica:

  • OXÍTONA – Sílaba tônica é a última da palavra. Ex: mané, chulé, cafuné.
  • PAROXÍTONA – Sílaba tônica é a penúltima da palavra. Ex: caráter, hífen, médio.
  • PROPAROXÍTONA – Sílaba tônica é a antepenúltima da palavra.
    Ex: auxílio, médico, paroxítona.

Identificar a sílaba mais forte corretamente é fundamental para utilizar bem os acentos. Feito esse lembrete, vamos à questão principal deste artigo!

Manézinho x Manezinho

Apesar da palavra mané ser acentuada, o vocábulo manezinho não recebe acento. Isso ocorre por causa da posição da sílaba tônica em cada um dos termos, o que impacta também a regra de acentuação em que cada um se encaixa.

Mané é uma palavra oxítona (ma-). No português, acentuam-se todas as palavras oxítonas terminadas em “a”, “o” e “e”.

Ex: Mané, Cajá, Esquimó.

manezinho é uma expressão paroxítona. Isso significa que a sílaba tônica é a penúltima: ma-ne-zi-nho. E paroxítonas terminadas em “o” não levam acento agudo.

Ex: Manezinho, Cafezinho, Pezinho.

Manezinho da ilha

Você sabe por que as pessoas que nascem em Florianópolis são chamadas de manezinhos da ilha?

Originalmente eram chamados “manezinhos” aqueles que possuíam ascendência histórica de populações das ilhas dos Açores, pertencentes a Portugal.

Como muitas pessoas que migraram para Santa Catarina em meados do século XVIII eram originárias dos Açores, eles passaram a ser chamados de manezinhos da ilha.

Gostou do texto? Então, vale muito a pena assistir à aula gratuita que fizemos com 20 dicas para você melhorar sua escrita:

Leia também: