Método Feynman: o que é e como aplicar nos estudos?

Se o seu objetivo é compreender conceitos de forma profunda e reter conhecimento de maneira efetiva, você precisa conhecer o Método Feynman. A técnica, criada pelo físico teórico norte-americano, Richard Feynman, tem a proposta de ajudar na preparação para provas e vestibulares, por meio de 4 passos.

Feynman acreditava que os alunos aprendiam pela rotina e não pelas abordagens tradicionais de ensino. Por isso, desenvolveu um método de estudo baseado na simplificação. Em outras palavras, a ideia era melhorar a capacidade de compreensão de um tema, ensinando-o de forma descomplicada, sem partes técnicas ou complexas demais.

A técnica Feynman deu tão certo que até hoje é usada em diferentes escolas do mundo inteiro. Quer saber mais sobre ela? Continue a leitura do artigo!

Richard Feynman, criador do método Feynman

O que é o método Feynman?

O método Feynman é uma técnica de estudo que visa a melhoria da aprendizagem, compreensão e memorização de diferentes ideias. O seu criador, Richard Feynman, foi professor universitário e com base na sua experiência percebeu que os estudantes demoravam a entender conceitos muito complexos. 

Assim, ele criou uma metodologia de aprendizagem em quatro passos que se resumem em:

  • escolher um conceito;
  • ensinar esse conceito para outra pessoa, de maneira simplificada;
  • identificar as lacunas após a explicação;
  • revisar e simplificar ainda mais o conceito.

O método Feynman tem a proposta de pegar um conteúdo difícil de entender e torná-lo mais simples. A ideia é explicá-lo como se estivesse em um diálogo com uma criança, ou com alguém que nunca ouviu falar do assunto.

Dessa forma, a mente é obrigada a simplificar a linguagem, tornando o conceito mais fácil de ser compreendido. Após essas etapas, é possível identificar quais pontos precisam de melhorias e revisar o material em busca de mais simplificação. 

Como usar o Método Feynman?

Para usar o método Feynman, você precisa colocar em prática os quatro passos mencionados acima. A seguir, falaremos em detalhes sobre cada um deles!

Passo 1 – Escolha um conceito 

O primeiro passo do Método Feynman é escolher um conceito que você precisa entender. Assim, suponhamos que você vá prestar o Enem e esteja com dificuldades em Gêneros Textuais e opte por esse tema. 

Após a escolha, você precisa estudá-lo buscando um maior entendimento sobre ele. Para isso, é possível usar livros, materiais digitais, aulas on-line, entre outros. O importante é reunir o máximo de recursos para formar um entendimento básico do assunto.

Passo 2 – Ensine esse conceito para outra pessoa de forma simplificada

O segundo passo é ainda mais importante do que o primeiro. Nele, você precisa ensinar esse mesmo conceito a outra pessoa, considerando o que você entendeu. No entanto, a ideia é ensinar de forma simples, como se fosse para uma criança. 

Para isso, você precisa simplificar o assunto, desmembrando as ideias complexas em blocos de fácil entendimento. Aqui, tudo é permitido, desde exemplos lúdicos até histórias que referenciam o tema. Lembre-se de usar uma linguagem que qualquer pessoa entenda, ou seja, nada de termos técnicos.

Passo 3 – Identifique as lacunas e volte ao conceito inicial

Ao ensinar o conceito escolhido de forma simples será inevitável que você encontre lacunas no conceito. Isso porque o seu conhecimento pode não estar tão sólido ou claro. Essa etapa é fundamental para reconhecer isso. 

Na explicação você encontrará todas as partes em que tem mais dificuldade. Afinal, quando dominamos um assunto, conseguimos transferi-lo sem nenhuma adversidade. Assim, todos os pontos que não fluírem como você gostaria, são aqueles que você precisa estudar mais.

Quando isso ocorrer, volte ao passo 1 e aprimore o seu conhecimento. Depois, tente, mais uma vez, ensiná-lo para ter certeza da sua compreensão. 

Passo 4 – Reveja e simplifique ainda mais o conceito

Por fim, o quarto passo é rever todo o processo e tentar simplificar ainda mais o conceito. Ao chegar nessa etapa, é esperado que você já tenha entendido o assunto de forma profunda, assim basta inserir analogias que tornem o conceito mais fácil de associar. 

Essa é uma maneira de assimilar e reter o conhecimento de maneira efetiva, compreendendo a diferença entre o aprendizado mecânico e o verdadeiro entendimento. Em outras palavras, essa fase consolida o aprendizado e incentiva o estudo ativo. 

Quais são os benefícios do método Feynman para o estudante?

Os benefícios do método Feynman para o estudante são expressivos. Isso porque a técnica permite melhor compreensão e retenção de conceitos. Melhor dizendo, ao usar o método Feynman as chances de esquecer os conteúdos das provas se tornam menores. Além disso, podemos destacar outras vantagens, como:

  • melhoria nas habilidades de comunicação: ao aplicar o método Feynman as habilidades de comunicação são fortalecidas. Isso porque você precisa delas para ensinar outras pessoas;
  • ampliação do pensamento crítico: o pensamento crítico também é aprimorado no método Feynman, uma vez que ele é necessário para identificar as lacunas de conhecimento na hora do ensino do conceito;
  • revisão contínua dos conteúdos: o processo da técnica permite que você revise continuamente os conteúdos estudados, o que é importante para uma melhor assimilação e retenção do conhecimento;
  • sessões de estudos mais envolventes: com o método Feynman as sessões de estudos se tornam mais envolventes. Isso porque em vez de apenas decorar conceitos, ensinar outras pessoas do seu grupo de forma dinâmica tende a ser muito mais divertido. 

O método Feynman é uma técnica que ajuda os estudantes a terem um aprendizado mais consolidado. Ela mostra que mais do que dominar um conteúdo, é necessário compreendê-lo. E isso pode ser feito de maneira simples em apenas quatro passos.

Outros artigos relacionados ao tema