Segundo as regras ortográficas da língua portuguesa, a forma correta de escrita da palavra é mexer, com a letra x. A grafia mecher está em desacordo com a gramática normativa e não deve ser utilizada na escrita.

A palavra mexer éum verbo da segunda conjugação do português, isto é, um verbo com terminação-er. Mexer é um vocábulo muito utilizado pelos falantes e pode assumirdiferentes significados em função dos contextos em que é empregado.

O sentido mais comum e mais usado da palavra é o de denotara ação de agitar o conteúdo de alguma coisa ou de colocar algo ou a si mesmo emmovimento. Também pode designar modificações feitas em algo, bem como ossentimentos gerados em alguém.

Exemplos commexer

  • É preciso mexer o brigadeiro durante vinte minutos para que ele fique no ponto certo.
  • Saia dessa cama e vá se mexer um pouco!
  • Para dançar salsa, você tem que mexer bem.
  • Mexeram nos meus documentos e agora não encontro minha identidade.
  • Ela mexe com contabilidade.
  • A notícia que recebeu mexeu muito com o pai de Camila.

Ch ou X?

A dúvida entre o uso do dígrafo CH e da letra X é muitocomum, uma vez que em diversas situações essas representações gráficasapresentam a mesma sonoridade. Na maioria dos casos, a justificativa de umapalavra ser escrita com CH ou X se deve a fatores etimológicos, isto é, àorigem da palavra.

Contudo, há algumas regras que explicam a utilização do X. No caso da palavra mexer, a regra que explica a sua forma ortográfica é a determinação gramatical de que utiliza-se o X em palavras com a sílaba inicial ME: mexido, mexer, mexicano etc. Porém, sempre há exceções: mecha, mechinha, mechado, entre outras.

Por Escrever Certo

Gostou do artigo? Então vale assistir ao vídeo em que explicamos a diferença entre PREITO e PLEITO:

*

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .

Matricule-se agora no nosso curso “Português para produtores de conteúdo” (link para um nova página do site) .