Apesar de serem muito similares, as palavras militância e militança possuem significados diferentes. Neste artigo, vamos explicar a definição e quando usar cada uma delas. Vejamos!
Tópicos deste artigo
ToggleMilitância
Militância é um substantivo feminino, que denomina a atividade do militante. O termo indica a participação ativa na defesa de causas ou em organizações políticas.
ex1: Aquele partido tinha uma militância muito ativa.
ex2: Ultimamente tem surgido vários coletivos que atuam em diversas militâncias.
A palavra é formada por derivação sufixal: militar + -ância. Esse sufixo, de origem latina e de caráter nominal, exprime a ideia de ação ou de resultado de uma ação.
Militança
Já o termo militança se refere, segundo o dicionário Aulete, à profissão do militar ou aos militares em geral.
ex1: Há pessoas que dedicam a vida toda à militança.
ex2: A militança tem um papel fundamental na defesa do país.
Esse substantivo feminino também é formado por derivação sufixal: militar + ança. Esse sufixo, de acordo com a pesquisadora Andréa Lacotiz, traz a ideia de propriedade ou característica de algo.
Acentuação
Por que militância tem acento e militança não tem? A resposta está na localização da sílaba tônica.
A palavra militância é uma proparoxítona. Isso significa que a sílaba tônica é a antepenúltima (mi-li-tân-ci-a). Na língua portuguesa, todas as palavras com essa característica são acentuadas.
Já militança é uma paroxítona. Isso quer dizer que a sílaba tônica é a penúltima (mi-li-tan-ça). De acordo com as regras gramaticais, paroxítonas terminadas com a letra “a” não levam acento.
Parônimos
As palavras que abordamos neste artigo são parônimas. Elas apresentam pronúncia e grafia semelhantes, mas têm significados distintos.
Vejamos outros exemplos de parônimos: rédea/rédia, comprimento/cumprimento, emergir/imergir, vultoso/vultuoso.
Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre a diferença entre inapto e inepto: