O correto é modéstia parte ou modéstia à parte? Neste artigo, vamos explicar qual a forma certa de grafar a expressão. Vamos lá!

Com ou sem o A craseado?

A expressão correta é “modéstia à parte“. Ela é usada quando alguém quer se vangloriar de algo, sem parecer esnobe ou arrogante, ou seja, deixando de lado (à parte) a modéstia.

Ex1: Modéstia à parte, eu cozinho muito bem.

Ex2: Eu sou, modéstia à parte, o melhor aluno da turma.

Modesta parte

Muita gente usa a forma MODESTA PARTE no lugar de MODÉSTIA À PARTE, essa troca está incorreta. Contudo, a combinação modesta parte é sim possível na língua portuguesa. Vejamos:

ex: Ficarei apenas com a modesta parte que me cabe da herança do meu avô.

Com ou sem crase?

Já fizemos um outro artigo aqui no Clube do Português para explicar se a expressão tem ou não tem crase. Vale a pena conferir,

Gostou da dica? Então, vale a pena conferir o vídeo que fizemos sobre três casos em que não há crase: