Tanto morto quanto morrido estão corretos, mas devem ser utilizados em contextos diferentes. Neste artigo, vamos explicar quando usar cada um. Vejamos!

Verbo abundante

Antes de tudo, é preciso dizer que morrer é um verbo abundante. De acordo com o gramáticos Celso Cunha e Lindley Cintra, “são chamados de abundantes os verbos que possuem duas ou mais formas equivalentes. […] Na quase totalidade dos casos, essa abundância ocorre apenas no particípio”.

Em outras palavras, nesse caso, o verbo tem dois particípios: um regular (morrido) e outro irregular (morto).

Quando usar “morrido”?

O particípio regular (aquele terminado em -do) deve ser utilizado na constituição de tempos compostos da voz ativa acompanhados dos verbos ter e haver. Vejamos alguns casos de uso desse termo:

• Se não fosse o trabalho rápido dos bombeiros, o homem teria morrido.
  • Quando a ambulância chegou, o acidentado já havia morrido.
  • Os animais tinham morrido por causa da seca.

Quando usar “morto”?

Em contrapartida, o particípio irregular deve ser utilizado quando a locução verbal for formada pelos verbos ser e estar. Vamos conferir alguns exemplos:

• Aquele menino foi morto por bandidos.
  • Quando os socorristas chegaram, o paciente já estava morto.
  • Os assaltantes foram mortos em troca de tiro com os policiais.

Em geral, o particípio irregular é usado em frases na voz passiva.

Adjetivo e substantivo

Segundo as pesquisadoras  Pilar Vázquez Cuesta e Maria Albertina Mendes da Luz, os particípios irregulares podem ser usados como adjetivo e substantivo. É o caso de morto.

• A funerária vestiu o morto para o enterro. (substantivo)
  • O animal morto foi retirado da rua. (adjetivo)

Nesses casos, vale ressaltar, os termos podem apresentar variação de gênero e de número:

• A funerária vestiu a morta para o enterro. (variação de gênero)
  • Os animais mortos foram retirados da rua. (variação de número)

Gostou do texto e quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.