À época de ou Na época de: qual a forma correta?

As expressões à época de e na época de existem na Língua Portuguesa e têm exatamente o mesmo signifcado. Há, contudo, uma pequena diferença no contexto de uso de cada construção. Neste artigo, vamos explicar quando e como utilizar cada uma. Confira!

Estudante pensa sobre quando usar as expressões "na época de" e "à época de".

À época de ou Na época de?

Ambas as locuções são corretas. Na Língua Portuguesa, muitas locuções indicativas de tempo costumam ser iniciadas por preposição “a” ou “em”:

  • Na época do incío do Brasil Império, a escravidão era legalizada no país.
  • À época do início do Brasil Império, a escravidão era legalizada no país.

Quando usar “à época de”?

Em geral, a expressão à época de é utilizada em contextos mais formais, como na escrita acadêmica ou em peças jurídicas. Vale destacar que, por ser uma locução prepositiva com núcleo feminina, estamos diante de um caso de crase.

Ademais, o uso do artigo definido “a” (fundido com a preposição “a” em decorrência da crase) confere maior exatidão à construção, confirindo maior especificidade temporal.

Exemplos com “à época de”

  • À época dos fatos, o réu deveria ter apresentado suas alegações, mas infelizmente não o fez.
  • No caso, não se aplica a atenuante prevista na Constituição Federal, porque à época dos acontecimentos o acusado já tinha atingido a maioridade penal.

Quando usar “na época de”?

Em contrapartida, a expressão na época de é utilizada em contextos mais informais ou coloquiais. Nesse sentido, é válido pontuar que a preposição “na” vem da combinação da preposição “em” com o artigo definido feminino “a”.

Exemplos com “na época de”

  • Na época dos meus pais, era mais fácil comprar a casa própria. Hoje os imóveis estão muito mais caros e as linhas de financiamento estão muito menos acessíveis.
  • Na época do Natal, as crianças escrevem cartas para o Papai Noel para dizer o que querem ganhar e como se comportaram durante o ano.

Outros artigos relacionados ao tema