Neuroperformance e concursos: como aumentar sua memória?

Lembrar tudo o que já foi estudado é um dos maiores desafios de todo concurseiro. Para superar esse obstáculo, o psicanalista e especialista em neuroperformance Cássio Rossi reforça a importância de estratégias que vão além do simples acúmulo de conteúdo. 

Segundo ele, a neuroperformance integra técnicas que potencializam a atenção, a memorização e o controle emocional, promovendo um estudo mais eficiente e personalizado. Nesse sentido, Cássio explica que conhecer o próprio perfil de aprendizagem é fundamental para escolher ferramentas adequadas e evitar métodos que podem ser improdutivos. 

Dessa forma, ele compara o plano de estudos com uma prescrição médica: cada candidato deve ter uma abordagem sob medida, de acordo com suas necessidades

Ao longo da entrevista, ele mostra também como manter o cérebro “afiado” por meio de atividades desafiadoras e reforça que a aprovação é fruto de uma preparação estratégica e constante. Confira abaixo a entrevista completa!

Como a neuroperformance influencia seus estudos


Clube do Português: Você poderia explicar o que é neuroperformance e como isso se aplica à preparação para concursos?

Cássio Rossi: O prefixo “neuro” diz respeito à ação neurológica e o sufixo “performance” diz respeito ao desempenho. A junção destes termos significa o desempenho neurológico que sempre estará ligado a um comportamento. 

Quando eu faço uma Mentoria de Neuroperformance para alguém que precisa melhorar sua comunicação, eu atuo nas áreas neurológicas que estão ligadas a esse comportamento, ou seja, a comunicação. 

Quando eu atuo trabalhando a Neuroperformance de Aprovação, trabalho com a atenção, concentração, capacidade de memorização, ou seja, aquisição, formação, consolidação e evocação de memória, controle da ansiedade, controle emocional, dentre várias outras coisas. 

Em relação à preparação para Concursos, a neuroperformance é o componente mais importante para que o candidato alcance o resultado por ele esperado. Costumo dizer que, infelizmente, a grande maioria das pessoas acha que entre elas e a aprovação só existe “conteúdo”, contudo, existem dezenas de ferramentas que precisam estar alinhadas para que o candidato possa atingir uma maturidade cognitiva, que é ter os conteúdos necessários e atingir uma maturidade emocional, que é toda a base da aprovação e é condição “sine qua non” para que a aprovação aconteça.

Ferramentas cognitivas

Clube do Português: Como um candidato pode identificar suas ferramentas de cognição e inteligência?

Cássio Rossi: Através da elaboração de um Plano de Estudo Personalizado. As pessoas não entendem, mas plano de estudo é igual prescrição médica, ou seja, é individual. Pode ter 10 pacientes com a mesma doença, porém, cada um terá a sua prescrição, de acordo com a sua idade, condição de saúde, etc. Plano de estudo é a mesma coisa. 

Por isso, nos meus treinamentos e mentorias eu forneço e ensino todas as ferramentas para que cada aluno faça os devidos diagnósticos e análises e, a partir disso, ele adeque à sua realidade. Por exemplo, vejo pessoas estudando para concurso sem saber o seu sistema representacional, ou seja, se são visuais, auditivas ou sinestésicas. 

Aí resolvem utilizar de um mapa mental, contudo, essa ferramenta só é efetiva para aproximadamente 20% da população, que são os visuais, para os demais 80% é uma ferramenta que só irá atrapalhar. Concluindo, sempre digo que concurso é guerra, e guerra se vence com estratégia!

Como manter a concentração em sessões longas de estudo

Clube do Português: Quais são os principais desafios em manter a concentração durante longas sessões de estudo, e como a neuroperformance pode ajudar a superá-los?

Cássio Rossi: Os desafios são claros: o cansaço, o estresse do cotidiano, os problemas do dia a dia, o hedonismo que nos faz sempre buscar aquilo que gera prazer e não dá trabalho, contudo, sempre busco formar em meus alunos o estudo em alta performance, alcançando resultados sem a necessidade de se estudar muitas horas no dia. 

A concentração está ligada a vários pressupostos muito importantes, como o foco, a motivação, a autoconfiança, a atenção, dentre outras coisas, porém, trabalhando os neurotransmissores certos, intercalando o estudo com conteúdos que geram emoção e liberam endorfinas, tudo isso é ação da neuroperformance para aumentar a capacidade de concentração e memorização. No estudo, a qualidade é mais importante que a quantidade. 

Exercícios para melhorar a memorização e retenção de conteúdo

Clube do Português: Quais exercícios ou práticas podem ajudar a melhorar a retenção de conteúdo e a memorização a longo prazo?

Cássio Rossi: Da mesma forma que caminhar, nadar ou correr são consideradas práticas que melhoram o corpo e o sistema vascular, a leitura é a melhor prática para memorização e para todas as ações ligadas a performance cognitiva. 

Outra coisa importante que ensino a meus alunos, é não se acomodar com a dúvida, ou seja, não sabe, busque, pergunte, entenda. O que gera conhecimento não são as respostas, são as dúvidas

Ainda pensando em retenção, é importante rever, ou seja, quando revisamos um conteúdo estamos “dizendo” ao nosso cérebro que ele não pode ser “jogado fora”. Ler sempre. Revisar sempre.

Hábitos que definem candidatos de alta performance

Clube do Português: Quais são os principais hábitos e comportamentos de candidatos que alcançam alta performance e como incorporá-los no dia a dia?

Cássio Rossi: Candidatos de alta performance estudam sempre e entendem que a vida por si só é um processo. Aquele concurso que hoje é a sua zona de conforto, amanhã poderá se tornar a sua zona de desconforto ou não ser suficiente para que você trabalhe até o final de sua vida laboral. 

Quando digo “estudar”, falo do estudo formal que gera certificados e, principalmente, do informal, que é o estudo para concursos. Candidatos de alta performance tem interesse por editais e por tudo que está acontecendo no mundo dos concursos. 

Outra coisa importante são as atividades que desafiam o cérebro como sudoko, caça palavras, resolução de enigmas matemáticos, etc. Tudo isso é importante para manter o cérebro “afiado” para desafios futuros.

Resumo da entrevista em 5 pontos

  1. O que é Neuroperformance: conjunto de práticas que melhora atenção, memória e controle emocional, indo além do estudo de conteúdo.
  2. Plano de Estudos Personalizado: deve ser individual, considerando o perfil de aprendizagem (visual, auditivo ou sinestésico).
  3. Concentração nos Estudos: estímulos certos aumentam o foco, priorizando qualidade em vez de quantidade de horas.
  4. Memorização e Retenção: a leitura e revisões frequentes reforçam o conteúdo na memória de longo prazo.
  5. Hábitos de Alta Performance: Estudo contínuo, resolução de desafios cognitivos e acompanhamento de editais mantêm o cérebro preparado.

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