locucao-prepositiva Locução prepositiva é conjunto de duas ou mais palavras que tem valor de preposição e conecta termos da frase. O último vocábulo dessa construção será sempre uma preposição.

Exemplos de locuções prepositivas

• junto de;
  • sob pena de.

Contração x Combinação

As preposição a, em, per e de podem se unir a outros termos, formando um novo vocábulo. Essas locuções pode se originar de dois processos distintos: combinação e contração.

Combinação

A combinação ocorre quando a preposição se une a outro palavra sem sofrer alteração na sua grafia. Vejamos alguns exemplos:
  • Ele foi ao supermercado. (ao = preposição “a” + artigo “o”);
  • Entreguei o presente aos meninos. (aos = preposição “a” + artigo “os”)

Contração

A contração acontece quando há uma modificação na estrutura fonológica da preposição. Vejamos alguns casos:
  • Chegou no lugar planejado. (no = preposição “em” + artigo “o”);
  • Ele foi à feira. (à = preposição “a” + artigo “a”);
  • Ela passou pela praça. (pela = preposição “per” + artigo “a”);
  • Essa casa é da moça. (da = preposição “de” + artigo “a”).
* Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português. * Gostou do texto? Então, inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e para receber dicas para te deixar afiado na língua (link para uma nova página do site).