Definição de paralelismo

Entenda como usar o paralelismo.

Pergunta do leitor: Pode utilizar a seguinte frase: “vou à praia, o cinema e a aula”? Ou necessariamente deverá ser escrito “vou à praia, ao cinema e à aula” ou “vou a praia, cinema e aula”.

Resposta

Um fator que deve ser um ponto de atenção na hora de escrever é o chamado paralelismo. Esse é o nome que se dá ao uso de estruturas idênticas ou similares. Um texto bem construído deve prezar pelo paralelismo, como forma de obter uma estrutura coerente e coesa. Dito isso, vamos analisar a dúvida do leitor.

CASO 1– Vou à praia, o cinema e a aula.

Aqui encontramos uma quebra do paralelismo, mais especificamente, do paralelismo sintático. O objeto indireto deve sempre estar ligado ao verbo pela preposição. Isso se aplica também nos casos em que há mais de um objeto direto. Então, o mais correto seria:

ex: Vou à praia, ao cinema e à aula.

Perceba que o usa da preposição ‘a’ tem a função de mostrar que os substantivos ‘praia’, ‘cinema’ e ‘aula’ estão ligados ao verbo ‘vou’.

Temos ainda um outro problema. Perceba que, em “vou à praia”, utilizou-se o artigo ‘a’ e a preposição ‘a’, como indica o uso da crase. Já em “o cinema e a aula”, temos somente o uso do artigo, o que quebra o paralelismo.

Entenda melhor a crase no texto abaixo:

Crase e acento grave são coisas diferentes

CASO 2 – Vou a praia, cinema e aula

Essa construção é possível. Nesse caso, teríamos aqui o uso de uma elipse, que é a omissão de um termo anteriormente mencionado. Ela serve para evitar repetições. Logo, a preposição ‘a’ seria omitida na frase.

Apesar de não estar errado, esse não é a forma mais indicada para se escrever a frase, pois pode tirar clareza da sentença e gerar ambiguidade. Deve-se ter esse cuidado principalmente quando os substantivos que complementam a transitividade verbal forem de gêneros diferentes (‘praia’ e ‘aula’ são substantivos femininos e ‘cinema’ é masculino).

Assim, como dito anteriormente, a melhor opção é: “vou à praia, ao cinema e à aula”.

Entenda melhor a elipse no vídeo abaixo:

Faça parte do clube do português gratuitamente e receba dicas para te deixar ninja na língua
http://eepurl.com/b5exUr

Conheça meu curso “Português para produtores de conteúdo” http://onovomercado.com.br/cursos/portugues