coletivo

Conheça os principais substantivos coletivos

Existe uma forma específica de substantivo que designa a reunião de vários seres ou objetos de uma mesma espécie. Trata-se do substantivo coletivo. Neste artigo vamos enumerar os principais e mais recorrentes. Vamos lá!

1) Alcateia

Conjunto de lobos. ex: O caçador foi atacado por uma alcateia.

2) Arquipélago

Coletivo de ilhas. ex: Cabo Verde é um país que se localiza em um arquipélago.

3) Atlas

Conjunto de mapas. ex: Quando estudamos Geografia, é fundamental termos um bom atlas.

4) Cardume

Conjunto de peixes. ex: No filme “Procurando Nemo”, o peixinho se perde de seu cardume.

5) Cáfila

Conjunto de camelos. ex: Os beduínos que vivem no deserto normalmente possuem sua própria cáfila.

6) Concílio

Grupo de cardeais. ex: O concílio esteve reunido por dias para definir  novo Papa.

7) Esquadra

Coletivo de navios. ex: O poema “Os Lusíadas” fala sobre as aventuras da esquadra de Vasco da Gama.

8) Fauna

Animais de determinada região. ex: A fauna amazônica possui espécies muito raras.

9) Feixe

Conjunto de lenha ou de capim. ex: O lenhador retornou da floresta com feixe sobre os ombros.

10) Flora

Vegetação de determinada região. ex: A flora da Mata Atlântica está se recuperando com o tempo.

11) Frota

Coletivo de veículos. ex: Foi preso o empresário responsável pela frota de ônibus.

12) Manada

Coletivo de bois, burros, cavalos, búfalos ou elefantes. Também pode significar um grupo de mamíferos que se deslocam juntos. ex: Com o estouro da manada, vários elefantes partiram em disparada.

13) Matilha

Coletivo de cães e lobos. ex: Os cachorros sempre mantêm o instinto de andar em matilha.

14) Molho

Conjunto de chaves. ex: O carcereiro andava sempre com o molho de chaves na cintura.

15) Nuvem

Agrupamento de isentos (gafanhotos, mosquitos e pernilongos). ex: A nuvem de gafanhotos destruiu a plantação.

16) Pinacoteca

Conjunto de quadros e pinturas. ex: São Paulo possui uma das mais completas pinacotecas do país.

17) Quadrilha

Coletivo de ladrões. ex: Alguns políticos brasileiros fazem parte de quadrilhas para roubar o erário.

18) Ramalhete

Conjunto de flores. ex: O professor Girafales sempre trazia um ramalhete para dona Florinda.

19) Réstia

Coletivo de alho ou cebola. ex: Sempre que vou à feira, trago uma réstia de alho.

20) Vara

Conjunto de porcos. ex: A vara de porcos selvagens comeu toda a lavoura.