Estudar para concursos exige mais do que apenas conhecimento técnico: é preciso ter foco, estratégias eficientes e inspiração. Para ajudar você nessa jornada, separamos 10 expressões de diferentes culturas que trazem lições valiosas para melhorar sua preparação. Confira!

Tópicos deste artigo
Toggle1. Ausgeapert (Alemão Alpino)
A palavra ausgeapert se refere a descobertas que surgem com o derretimento do gelo, como corpos ou artefatos antigos escondidos nas geleiras dos Alpes. Com o aquecimento global, ela simboliza a ideia de revelar o que estava oculto por muito tempo.
No campo da jornada dos concursos, assim como as geleiras expõem segredos escondidos, sua preparação deve trazer à tona conhecimentos que você nem sabia que possuía. Nesse sentido, revise seus materiais regularmente para “desenterrar” informações esquecidas e transformar áreas de dúvida em força.
2. Cůme či’k t’ê? (Sarkês)
Em Sarkês, uma língua quase extinta falada na ilha de Sark, essa expressão “cůme či’k t’ê?” significa “como você está?”. É um lembrete da importância de preservar a identidade cultural, mesmo em face de mudanças significativas.
Na busca pela conquista do cargo público, perguntar a si mesmo “como estou?” durante a preparação para concursos é essencial. Por isso, faça pausas para refletir sobre sua saúde mental, física e emocional. Assim, ajuste sua rotina quando necessário para evitar exaustão e manter a motivação.
3. Ealát (Norte Sami)
A palavra ealát é usada pelos pastores de renas Sami no Ártico. Ela descreve as condições ideais para que as renas encontrem líquen nutritivo sob a neve. Dessa forma, é uma palavra profundamente conectada à natureza e ao modo de vida indígena Sami.
Na preparação para concursos, assim como os Sami criam as condições certas para sua sobrevivência, você deve criar o ambiente ideal para estudar. Por isso, organize seu espaço, encontre os melhores horários para estudar e adapte sua rotina para maximizar a produtividade.
4. Firkle (Inglês Antártico)
O termo firkle é uma gíria usada por cientistas na Antártica e significa mexer ou vasculhar algo. Dessa forma, reflete a criatividade linguística em ambientes isolados.
No contexto dos estudos, “firklar” provas anteriores é uma excelente estratégia para estudar. Vasculhe questões e gabaritos para identificar padrões e entender o estilo da banca. Afinal, quanto mais detalhado você for, melhor será sua preparação.
5. Gluschdich (Alemão da Pensilvânia)
Gluschdich significa “não estou com fome, mas sinto vontade de comer.” Nesse sentido, a palavra é usada pelas comunidades Amish e Menonitas como reflexo de seu estilo de vida simples, mas cheio de peculiaridades.
Nesse contexto, na jornada para concursos, mesmo quando não estiver motivado, lembre-se de que o estudo diário consistente é essencial. Assim como “comer sem fome” é um hábito cultural, criar uma rotina sólida mesmo sem vontade imediata faz toda a diferença na preparação.
6. Gwaan (Patois Jamaicano)
O termo gwaan é uma expressão de júbilo, usada para transmitir entusiasmo e positividade. Originada da fusão de línguas africanas e dialetos ingleses, é símbolo do orgulho cultural jamaicano.
Na sua empreitada em busca de um lugar no serviço público, traga gwaan para seus estudos! Celebre cada pequena vitória, como acertar mais questões ou terminar um módulo desafiador. Isso reforça sua confiança e mantém o entusiasmo.
7. Inyeon (Coreano)
No budismo, inyeon significa um relacionamento predestinado. Dessa forma, refere-se a conexões entre pessoas, mesmo que mínimas, como um toque acidental de roupas na rua, sugerindo que houve algo entre elas em vidas passadas.
No campo dos concursos, veja sua jornada de estudos como parte de um destino maior. Cada esforço que você faz hoje está conectado à conquista do seu objetivo final. Isso ajuda a dar propósito ao seu estudo, a manter o foco.
8. Kalo theke aalo (Bengali)
Kalo theke aalo significa literalmente “da escuridão para a esperança”. Assim, a expressão é usada para descrever a transição para uma energia renovável e para um futuro sustentável. Dessa maneira, ela representa a transformação positiva em tempos difíceis.
No que diz respeito à sua preparação, quando os estudos parecerem difíceis e desafiadores, lembre-se de que está caminhando “da escuridão para a esperança”. Por isso, visualize a aprovação como o ponto alto de sua jornada e use isso para continuar avançando.
9. Lóng juǎn fēng (Mandarim)
Lóng juǎn fēng pode ser traduzido como “vento do dragão em espiral”, é a palavra para tornado. Nesse sentido, ela reflete a imaginação e a conexão simbólica com forças naturais poderosas.
No âmbito da sua rotina de estudos, encare sua preparação como um tornado de energia e foco. Dessa forma, use a força desse “vento” para revisar intensamente e ajustar os detalhes antes da prova. Além disso, fortaleça o hábito de estudar de forma que ele se torne uma força natural poderosa como um tornado.
10. Pura vida (Espanhol da Costa Rica)
Mais do que uma frase, “pura vida” é uma filosofia de otimismo e gratidão. Nesse sentido, a expressão representa a alegria de viver mesmo em meio às dificuldades.
No contexto da jornada até a aprovação, adote uma mentalidade positiva durante seus estudos. Assim, lembre-se de que, mesmo com os desafios da preparação, você está se aproximando de algo maior. Seja grato pelo aprendizado e pelas oportunidades e aprenda a valorizar o caminho, e não apenas o destino final.
Com informações da BBC.