A imagem mostra uma pilha de paletes, estrutura de madeira para transportar mercadorias.

Afinal, a forma correta é palete ou pallet? Qual o nome daquela plataforma de madeira utilizada para transportar mercadorias em supermercados, armazéns e transportadoras?

Neste artigo, vamos mostrar qual a grafia correta. Também vamos analisar a origem da palavra. Vejamos.

Português x Inglês

Pallet é a grafia do termo que vem da língua inglesa. Já palete é a forma aportuguesada da palavra, que está registrada no Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras.

ex: As caixas de leites estavam em cima dos paletes.

Uma curiosidade é que, diferentemente do português brasileiro, no português de Portugal, a expressão entrou no vocabulário por meio da palavra francesa palette.

Masculino x Feminino

Um outro ponto curioso é que, em Portugal, a palavra palete é um substantivo feminino. Já no Brasil, ela pode ser usada no feminino ou no masculino, sendo esta segunda forma a mais comum.

Vale ressaltar, por fim, que o Volp registra o termo apenas como feminino. Já os dicionários Aulete e Michaelis trazem apenas a forma masculina. O dicionário Priberam, por sua vez, registra as duas formas (feminina e masculina).

Resumo

  • Palete – palavra em português;
  • Pallet – palavra em inglês;
  • Palette – palavra em francês.

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos sobre se a grafia correta é comandante-chefe ou comandante em chefe:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .