O ponto de interrogação é um sinal utilizado, em geral, para indicar perguntas diretas (ex: você foi à festa ontem?). Além dessa função mais conhecida, há outras quatro. É disso que falaremos neste artigo. Vejamos!

1) Indicar incerteza

Nesse caso, a pontuação de interrogação vem entre parênteses. A ideia é expressar dúvida sobre o que está sendo dito.

Ex: eu usei o termo estacionário (?), mas penso que poderia usar uma palavra melhor naquele contexto.

2) Expressar admiração ou surpresa

Nessa situação, o sinal de interrogação é utilizado junto com o ponto de exclamação.

Ex: ele realmente disse isso!?

Ex: você acredita?!

OBS: não há uma ordem específica entre as duas pontuações. Você pode usar tanto o ponto de interrogação antes, quanto depois do ponto de exclamação.

3) Fazer uma interrogação retórica

Como explica o professor Fernando Pestana, a interrogação retórica é uma sentença com forma de pergunta, mas que na verdade expressa uma afirmação ou gera uma reflexão. Veja frases com ponto de interrogação para entender o caso.

Ex: vamos mesmo esperar o fim do mundo para protegermos a natureza?

4) Representar uma interjeição

Na interjeição, o ponto de interrogação pode ser utilizado de forma repetida.

Ex: Que??? Não acredito que ele disse algo assim.

Frase interrogativa direta x Indireta

As frases interrogativas são divididas em diretas e indiretas. O primeiro grupo é representado pelas sentenças que terminam com o ponto de interrogação:

Ex: você fez o trabalho?

Já as interrogativas indiretas têm forma de afirmação, mas espírito de questionamento. Nesses casos, não se usa o sinal de interrogação:

Ex: eu gostaria de saber se você fez o trabalho.

Ponto de interrogação com reticências

O ponto de interrogação também pode ser utilizado após as reticências. Ao ser utilizado desse modo, o mesmo pode realçar uma expressão ou uma palavra. Também pode sugerir um prolongamento da fala. Veja o exemplo:

Ex: o culpado da situação é você…?

Origem do ponto de interrogação

De acordo com E. C. Brewer em seu Dictionary of Phrase and Fable, o ponto interrogação surgiu da palavra quaestio (que significa “questão” em Latim).

Antigamente, esse termo era colocado no final das frases interrogativas para indicar que se tratava de uma pergunta. Com o tempo, ele foi sendo abreviado, até sobrar somente a letra “q”.

Com o uso, a grafia da letra foi sendo alterada até chegarmos ao formato do sinal que conhecemos atualmente (?).

Quer conhecer mais dicas sobre muitos outros assuntos da língua portuguesa? Você está no lugar certo! O Clube do Português te explica todas as regras de português!

Gostou do texto? Então, assista ao vídeo que fizemos com três dicas para melhorar seu texto imediatamente: