Você sabia que nem todo ponto é ponto final? No dia a dia, costumamos usar uma classificação única para todas as situações. Contudo, dependendo do contexto, podemos ter diferentes denominações. Por isso, neste artigo, vamos explicar a diferença entre ponto final, ponto parágrafo e ponto continuativo. Vejamos!

Ponto parágrafo

De acordo com o professor Fernando Pestana, o ponto parágrafo é aquele que encerra um período e a ele segue outro período em linha diferente. Em outras palavras, é aquele que encerra um parágrafo.

Veja um exemplo abaixo retirado do conto “A carteira” de Machado de Assis:

A imagem mostra um exemplo de um ponto parágrafo. Há dois parágrafos do conto de Machado de Assis. O último ponto do primeiro parágrafo está circulado de vermelho e ao lado está escrito: "este é um ponto parágrafo".

Ponto continuativo

Ainda segundo o professor Pestana, o ponto continuativo é aquele que encerra um período e dá início a outro dentro do mesmo parágrafo. Ele não abre uma nova parte do texto, apenas dá seguimento à concatenação de períodos.

Veja abaixo mais um exemplo tirado do conto de Machado:

A imagem mostra um exemplo de um ponto parágrafo. Há dois parágrafos do conto de Machado de Assis. O  ponto que encerra o primeiro período do primeiro parágrafo está circulado de vermelho e ao lado está escrito: "este é um ponto continuativo".

Ponto final

Chegamos enfim à denominação mais conhecida. O professor Pestana explica que o ponto final é aquele que encerra o texto de fato. Ele vem depois do último e derradeiro período de uma redação. Depois dele, não há mais nada.

Veja como isso ocorre no conto de Machado de Assis:

A imagem mostra um exemplo de um ponto parágrafo. Há dois parágrafos do conto de Machado de Assis. O ponto do último período do último parágrafo está circulado de vermelho e ao lado está escrito: "este é um ponto final".

Resumo

Para ajudá-lo a fixar o conhecimento, preparei o resumo abaixo:

  • Ponto parágrafo – encerra um parágrafo e dá início a outro;
  • Ponto continuativo – encerra um período e dá início a outro dentro do mesmo parágrafo;
  • Ponto final – é o último ponto de um texto.

Gostou do artigo, então vale a pena conferir o vídeo que fiz sobre 5 etapas para escrever um texto nota 10:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) .