
Afinal de contas, qual a forma correta de escrever essa expressão? Como ficou o uso do hífen e do acento com a Reforma Ortográfica? Neste artigo, vamos acabar com essas dúvidas. Vamos lá!
Tópicos deste artigo
ToggleCom acento e sem hífen
A forma correta é pôr do sol, com acento circunflexo e sem hífen. Antes do Acordo Ortográfico começar a viger, a locução era escrita com hífens.
Contudo, desde 2016, a única grafia aceita é essa acima, sem o uso dos famosos tracinhos.
Isso ocorre, porque a mudança aboliu a maioria dos hífens em locuções, sejam elas substantivas, pronominais, adjetivas, conjuncionais, adverbiais ou prepositivas.
ex: O pôr do sol da minha cidade é o mais bonito que já vi.
Pôr x Por
Como você bem sabe, a Reforma Ortográfica acabou com os acentos diferenciais, como no caso de “para” (preposição) e “para” (do verbo parar).
Contudo, como toda boa regra, essa também tem suas exceções. E “pôr” está entre elas. Assim, “por” sem acento é a preposição. Já com acento, o termo passa a indicar o verbo.
ex1: Eu cheguei por aquele caminho (preposição).
ex2: Minha mãe pediu para eu pôr o casaco, porque estava frio (verbo).
ex3: Muita gente gosta de ver o sol se pôr (verbo).
Perceba que, no caso de pôr do sol, temos ali um termo advindo do verbo. Por isso, deve ser acentuado.
OBS: Se você quiser ver quais acentos diferenciais caíram e quais continuaram, assista ao vídeo abaixo:
Qual o plural de pôr do sol?
O plural é pores do sol. A flexão segue a mesma regra de anoiteceres, entardeceres, amanheceres, poentes, etc.
ex1: Aqueles pores do sol que víamos na praia eram encantadores.
ex2: Na Islândia, há os mais lindos pores do sol do mundo.
Substantivo composto x Locução substantiva
O Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (Volp) registra a expressão pôr do sol como um substantivo composto. Há, porém, gramáticos que a classificam como uma locução substantiva.
O segundo caso parece-nos mais adequado, pois, em uma locução, temos dois ou mais vocábulos conectados por preposição (pôr+de+sol).
Já nos substantivos compostos, temos dois termos que formam uma palavra só. Esses vocábulos, em geral, são grafados com hífen. Por exemplo, erva-doce, anos-luz, bem-te-vi, entre outros.
*
Gostou do artigo? Então, inscreva-se na nossa newsletter para receber mais dicas por e-mail.