Português para concursos: como estudar de forma eficiente?

Você só vai avançar no estudo de português para concursos quando dominar a parte de morfologia e sintaxe. É isso que defende o professor Pablo Jamilk, doutor em Letras e referência no ensino para concurseiros. Com 22 anos de experiência, ele explica que muitas dificuldades dos candidatos surgem da falta de uma base sólida nesses temas.

Na entrevista, Pablo destaca a sequência ideal de estudos: começar por morfologia e sintaxe, avançar para concordância, regência, crase e pontuação e, por último, revisar temas menos cobrados, como fonética. Sobre interpretação de texto, ele enfatiza a importância de leitura constante e do estudo direcionado às bancas.

Além do mais, o professor aborda quais as melhores estratégias de revisão e também como filosofia pode contribuir na prepração para concursos. Confira abaixo a entrevista completa!

Português para concursos: entrevista com o professor Pablo Jamilk

Sequência ideal para estudar português para concursos

Clube do Português: Para quem está começando a estudar português para concursos agora, qual a melhor sequência de temas a seguir?

    Pablo Jamilk: Em minha opinião, o candidato deve se ater à estrutura da língua, a fim de ter uma preparação sólida. Isso quer dizer que ele deve adotar uma ordem progressiva do conteúdo, que eu sempre indico nos meus cursos, qual seja: iniciar sempre pela morfologia, estudando as classes de palavras em sua profundidade; depois passar à sintaxe da oração e do período; então, deve estudar concordância, regência, crase, colocação pronominal, pontuação e interpretação de textos.

    Caso o edital cobre, completar com acentuação gráfica e ortografia. É raro haver questões sobre fonética e fonologia em provas de concursos, caso isso venha especificado no edital, o candidato pode estudar POR ÚLTIMO.

    Sequência ideal para estudar português para concursos

    Principais dificuldades dos concurseiros em português

    Clube do Português: Na sua experiência, quais as principais dificuldades dos concurseiros com a matéria de português para concursos?

    Pablo Jamilk: Nesses 22 anos lecionando para quem deseja aprender português, eu já compreendi que a maior dificuldade dos alunos está na base da língua, ou seja, na morfologia e na sintaxe. Esses conteúdos são ensinados de forma sofrível na escola e, sem eles, a deficiência em língua portuguesa sempre aparecerá.

    Como estudar interpretação de texto?

    Clube do Português: Grande parte das questões em provas de concurso são de interpretação de texto. Como se preparar para esse tipo de questão?

    Pablo Jamilk: Eu discordo, respeitosamente, dessa afirmação, porque – em uma prova com 15 questões, cerca de 4 ou 5 são de compreensão ou intepretação de textos; o resto costuma ser de gramática.

    No entanto, eu digo aos meus alunos que eles devem adotar um regime de leitura constante. Isso ajuda a desenvolver a intepretação mais aprofundada. Além disso, é importante reconhecer o tipo de questão de intepretação que cada banca costuma formular. Estudar a banca é imprescindível para esse fim.

    Como estudar interpretação de texto para provas de português para concursos?

    Melhores estratégias para revisão

    Clube do Português: Quais as melhores formas de revisão no âmbito do estudo de português para concursos?

    Pablo Jamilk: É preciso criar mapas mentais e pequenos resumos para poder ler de quando em quando. Também é extremamente importante que o aluno faça o chamado estudo reverso: comentar as questões, buscando o erro ou o acerto, em vez de simplesmente tentar resolver e observar o resultado.

    Filosofia e concursos públicos

    Clube do Português: Você também tem um canal focado no ensino de filosofia. Como esse tema pode ajudar os candidatos na jornada de preparação para concursos?

    Pablo Jamilk: bem, trata-se de um projeto despretensioso que eu desenvolvi por ser professor de Filosofia e acreditar que todos deveriam ter acesso, ao menos em algum momento da vida, a conteúdos dessa natureza gratuitamente.

    No âmbito dos concursos, esse canal pode contribuir com as noções a respeito da evolução do conhecimento e, é claro, auxiliar no desenvolvimento da capacidade interpretativa.

    Outros artigos relacionados ao tema