O processamento fonológico está conectado ao aprendizado da leitura e escrita. Ele é composto por três habilidades: consciência fonológica, memória de curto prazo fonológica e nomeação rápida

Neste artigo, vamos conhecer mais sobre essas habilidades e a importância que possuem no desenvolvimento escolar. Confira!

Consciência fonológica

É a habilidade da manipulação de sons, ou seja, a percepção sonora de uma palavra. Por meio da consciência fonológica, podemos fragmentar as palavras, isto é, dividi-las em sílabas ou fonemas. 

Quando a criança adquire a capacidade de manipular os sons das palavras, ela descobre que pode, também, trocar a ordem das sílabas, formando novas palavras, como é o caso da palavra “pata”, por exemplo. Ao inverter as sílabas, teremos “tapa”, um novo vocábulo. 

Por intermédio da consciência fonológica, os alunos conseguem notar a infinidade de possibilidades que podem ser trabalhadas com as letras, logo passam a ter a noção da leitura e da escrita. 

Memória de curto prazo fonológica

A memória de curto prazo fonológica diz respeito à capacidade de guardar brevemente uma continuidade de sons e repetir o que foi dito ou lido. 

Nessa habilidade, a criança usa o processamento fonológico para reter as informações de palavras desconhecidas por ela, ou que não existam na língua portuguesa, para que seja testado a prática de reconhecimento de sons, ainda que não lhe remeta a nenhum significado. 

Quando o professor fala uma palavra conhecida para o aluno, ele facilmente decora, por ser algo de seu cotidiano, como os vocábulos casa, cadeira, mesa, dentre outros. Já se a criança escutar uma palavra incomum como “betape”, ela vai precisar reter a informação na memória para ser capaz de repeti-la. 

Essa habilidade é muito importante para desenvolver a escrita, pois, sempre que escrevemos algo, precisamos guardar uma sequência de sons antes de colocarmos no papel e, se falharmos, provavelmente, teremos erros de concordância. 

Também é uma prática fundamental para trabalhar as possíveis dificuldades de fala e linguagem da criança na hora da leitura ou verbalização. 

Nomeação rápida

Nomeação rápida é a competência de citar palavras de maneira rápida e correta, ou seja, pronunciar o nome de objetos, letras, números ou sílabas de forma acelerada e em um curto espaço de tempo, com o menor grau de erros possíveis. 

Essa habilidade está ligada ao processo de equilíbrio que a criança precisa encontrar entre velocidade e clareza, isto é, uma decodificação rápida, porém assertiva. 

É de extrema importância associar essa prática aos elementos visuais e verbais para que o aluno realize a conversão e a compreensão para uma leitura fluida e sem erros. 

Qual a importância do processamento fonológico para a aprendizagem?

O processamento fonológico é um dos pontos mais essenciais para se ter o domínio da leitura e da escrita, pois é através dele que se obtém as habilidades fundamentais para um melhor desenvolvimento da linguagem. 

A consciência fonológica é o conhecimento que cada aluno adquire em relação à sonoridade das palavras, isto é, a capacidade de perceber que, para a comunicação, é necessária a formação correta das palavras e que, para cada palavra, temos as sílabas e, para cada sílaba, os fonemas, ou seja, os sons. 

Já na memória de curto prazo, a criança passa a memorizar e repetir os sons que ouve, despertando nela a habilidade de reprodução de linguagem, ou seja, ela aprende a sequenciar palavras, o que leva a uma escrita melhor. 

Com a nomeação rápida, ela desenvolve a aptidão de ler mais rapidamente e com menos erros, migrando para uma comunicação mais completa, escrevendo e lendo com mais confiança e excelência. 

É indiscutível que, para um melhor desenvolvimento na alfabetização, é fundamental ter o domínio fonológico, pois ele desempenha um papel muito importante no processo de escrita e leitura. 

Considerações finais

Ficou claro que o processamento fonológico é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da alfabetização. 

Os pais e profissionais de educação devem estimular essa prática no cotidiano da casa e da escola para identificar e trabalhar as dificuldades iniciais de leitura e de escrita, tornando o processo mais proveitoso e fluido para as crianças .

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